A RELAÇÃO ENTRE O PRINCÍPIO EDUCATIVO DE GRAMSCI COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO PROEJA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e017.id1027

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Trabalho como Princípio Educativo, Formação do Trabalhador

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica- EPT, na visão de Gramsci, no contexto da formação escolar na modernidade, se configura como expressão distorcida e limitada quanto às funções e formas da instrução profissional, da relação entre a separação desinteressada formativa e a profissional. Contudo, na busca pela superação das desigualdades sociais impostas pelo mundo do capital, a EPT surge como uma possibilidade para conciliar o rigor próprio da fábrica e o exercício reflexivo da exigência humanística, como possibilidade de realização da formação do trabalhador, para realizar uma educação vinculada aos objetivos estratégicos de um projeto similar à proposição de Gramsci, no que se refere à Escola Unitária, que busque não apenas a inclusão no contexto de uma sociedade desigual, mas a construção de uma nova sociedade, fundada na igualdade política, econômica e social. O artigo tem por objetivo evidenciar a relação entre o princípio educativo de Gramsci com a Educação Profissional no Ensino Médio Integrado ao Proeja. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica documental. A investigação aponta que a sociedade atual, carece de uma escola que prepare sim para o mundo do trabalho, porém em uma perspectiva focada na democracia e na justiça social, capaz de compreender o trabalho como princípio educativo.

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Biografia do Autor

Silvia Maria dos Santos Stering, UFMT

Pós-doutora em Educação (UFMT) Doutora em Educação (UNESP - Rio Claro/SP) Pedagoga no Instituto Federal de Mato Grosso (PROEN/IFMT)

Marilene Luzia Pinto de Carvalho , SEDUC

Especialista em Educação do Campo, Professora da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT)

Ricardo de Assis, SEDUC

Especialista na área de História, com ênfase na História de Mato Grosso, Professor da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT)

Marilda Domingas Pinto, SEDUC

Especialista em Educação Interdisciplinar, Professor da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT)

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

SANTOS STERING, Silvia Maria dos; PINTO DE CARVALHO , Marilene Luzia; ASSIS, Ricardo de; DOMINGAS PINTO, Marilda. A RELAÇÃO ENTRE O PRINCÍPIO EDUCATIVO DE GRAMSCI COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO PROEJA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e017, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e017.id1027. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/380. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias