“CASADINHO DA QUÍMICA”: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1701-1716.id911

Palavras-chave:

Ensino de Química, Jogo didático, Gamificação

Resumo

Professores e pesquisadores estão sempre em busca de recursos para dinamizar o ensino de Química. A gamificação consiste no uso de elementos de jogos para desenvolver a aprendizagem e pode promover aulas mais dinâmicas e interativas. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático intitulado “Casadinho da Química” visando melhorar a aprendizagem nas aulas de Química Orgânica do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola do município de Itumbiara. A metodologia adotada foi a qualitativa, de caráter experimental, e como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários. Os dados analisados revelam que a utilização do jogo promoveu uma melhora no desenvolvimento dos alunos sobre o conteúdo, além de dinamizar o ensino. Dessa forma, esta pesquisa mostrou que a gamificação é uma metodologia de ensino que pode contribuir com a prática do professor, quando inserida no planejamento de suas aulas.

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Biografia do Autor

Alessandra Timóteo Cardoso, UFG

Licenciada em Química (IFG) Mestranda em Química (UFG)

Giselle Carvalho Bernardes, UFU

Mestre em Psicologia (UFU) Doutoranda em Educação (UFG) Professora no Instituto Federal de Goiás (IFG)

Simone Machado Goulart, UFV

Doutora em Agroquímica (UFV) Professora no Instituto Federal de Goiás (IFG)

Lígia Viana Andrade, UFU

Doutora em Química (UFU) Professora no Instituto Federal de Goiás (IFG)

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

TIMÓTEO CARDOSO, Alessandra; CARVALHO BERNARDES, Giselle; MACHADO GOULART, Simone; VIANA ANDRADE, Lígia. “CASADINHO DA QUÍMICA”: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1701–1716, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1701-1716.id911. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/394. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias