TABULEIRO DE GENES: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1093-1110.id738Palavras-chave:
Aprendizagem, Educação, Genética, Material DidáticoResumo
Estudantes da educação básica apresentam dificuldades na assimilação dos conceitos de Genética; desse modo, o objetivo deste trabalho é apresentar o jogo “Tabuleiro de Genes” como ferramenta para o ensino de Genética. O jogo é constituído por um tabuleiro com 24 cartas contendo perguntas e respostas, confeccionado a partir de materiais alternativos e de fácil reprodutibilidade. Foi utilizado como procedimento metodológico a observação direta com a utilização de questionário de avaliação. O instrumento pedagógico foi aplicado em novembro de 2015. Participaram 23 discentes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, no município de Codó (MA). Ao aplicar o jogo, percebeu-se a importância em aliar a teoria com a prática. Também foi possível detectar a interação dos alunos, discutindo suas dúvidas e expressando ideias. Assim, o jogo atuou como um estimulador das atividades cognitivas, além de ampliar o contato de discentes com a Genética.
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