EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMT: A GINÁSTICA LABORAL COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p81-99.id629Palavras-chave:
Ginástica laboral, Prática pedagógica, Educação físicaResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar duas experiências com o conteúdo de ginástica, mais especificamente de ginástica laboral, em turmas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMT. O artigo se caracteriza como um relato de experiência, de natureza qualitativa-descritiva, tendo como lócus das experiências as aulas de Educação Física do curso técnico em administração do campus Barra do Garças e do curso técnico em agropecuária do campus São Vicente, sendo os sujeitos os alunos matriculados respectivamente nos 2º anos e 3º anos de cada curso. Em ambas experiências, seguiu-se uma sequência pedagógica que permitiu aos alunos apreender conceitos, realizar diagnósticos, desenvolver atividades práticas e avaliar continuamente as etapas concluídas. Os alunos se sentiram valorizados e motivados com as sequências pedagógicas, avaliações e metodologias adotadas, além de serem instigados a aprender para ensinar, formando sujeitos críticos e autônomos, capazes de agir no e sobre o mundo.
Downloads
Métricas
Referências
ABRAHÃO, Julia; SZNELWAR, Laerte Idal , SILVINO, Alexandre . Introdução a ergonomia: da prática a teoria. São Paulo, SP: Blucher, 2009.
ALCARÁ, Adriana Rosecler. Fatores que influenciam o compartilhamento da informação e do conhecimento. Perspectivas em ciência da informação. Belo Horizonte, UFMG, vol. 14, nº 1, jan./abr. 2009, p. 170 - 191. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362009000100012
ALMEIDA, Rogério, Marques e colaboradores. A educação física em três campi do IFMT: do saber instituído à prática pedagógica. Revista da Faculdade de Educação. Cáceres, MT, v. 20, n. 2, jul./dez., 2013, p. 35-54.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (LEI nº 9.393/96). Brasília, 1996.
BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 03 de janeiro de 2020.
CARVALHO, Amarilis Oliveira; DITOMASO, Aline. Ginástica no ensino médio. In: DARIDO, Suraya Cristina (org.). Educação física no ensino médio: diagnóstico, princípios e práticas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2017, p. 407-423.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 2000.
CORREIA, Walter Roberto. Educação Física no ensino médio: questões impertinentes. 2. ed. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2011.
DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Desafios da legitimação da educação física na escola republicana. In: Horizontes, Dourados, MS, n. 2, v1, jul./ dez., 2013.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar I. In: Cadernos de Formação RBCE. Campinas, SP: CBCE e Autores Associados, v.1, n.1, 2009, p. 09 -24.
KAWASHIMA, Larissa Beraldo. Sentidos e significados da educação física para os alunos do IFMT – campus São Vicente: a pesquisa-ação como forma de construção coletiva de conhecimentos. 723f. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 2018.
LIMA, Deise Guadalupe de. Ginástica laboral: metodologia de implantação de programas com abordagem ergonômica. Jundiaí, SP: Fontoura, 2004.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa qualitativa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MELO, Marcia Cristina Henares de; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no ensino médio. Imagens da Educação. Ponta Grossa, PR, v. 4, n. 2, maio, 2014 p. 31-39. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i2.22222
MOREIRA, Evando Carlos; PEREIRA, Raquel Stoilov; LOPES, Tomires Campos. Desafios e propostas para a educação física no ensino médio. In: MOREIRA, Evando Carlos; NISTA- PICCOLO, Vilma Leni. (Orgs.). O quê e como ensinar educação física na escola. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009, p. 177 – 197.
NISTA-PICCOLO, Vilma Lení; MOREIRA, Wagner Wey. Esporte para a vida no ensino médio. São Paulo: Telos, 2012.
NOGUEIRA, Valdirene Aline. FARIAS, Uirá de Siqueira. Educação Física na Educação Básica: cenas de um cotidiano escolar repletos de práticas pedagógicas inovadoras. In: NOGUEIRA, Valdirene Aline. FARIAS, Uirá de Siqueira. Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de educação física escolar: indícios de mudanças 2. 1. ed. Curitiba: PR: CVR, 2017, p. 15-22.
RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação física e educação física na escola: uma história de glórias, medalhas e... exclusões. In: MOREIRA, Evando Carlos (Org.). Educação física escolar: desafios e propostas 1. 2. ed. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009, p. 213-228.
SORIANO, Raúl Rojas. Manual de pesquisa social. Petropólis-RJ: Vozes, 2004.
SOUZA FILHO, Moyses de. Novas territorialidades pedagógicas para a educação física no ensino médio integrado: uma perspectiva pós-crítica. 2014. 234f. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2014.
VAGO, Tarcísio Mauro Vago. Pensar a educação física na escola: para um a formação cultural da infância e da juventude. In: Cadernos de Formação RBCE. Campinas, SP: CBCE e Autores Associados, v.1, n.1, 2009, p. 25-42.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.