A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E ESCOLA DE WILLIAM KILPATRICK E RUDOLF STEINER E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e008.id960

Palavras-chave:

Pedagogia de Projetos, Pedagogia Waldorf, Pensamento Livre

Resumo

Os processos de educação escolar no Brasil e no mundo têm sido questionados quanto à sua efetiva contribuição para a vida de crianças e jovens, bem como para os adultos que se tornarão. Dessa forma, o presente ensaio tem como objetivo refletir sobre os pressupostos teóricos de William Kilpatrick, na obra “Educação para uma civilização em mudança” (1978), e de Rudolf Steiner, nas obras “A prática pedagógica” (2000) e “Fundamentos da Arte de Educar” (2015), quanto à organização do ensino, ao papel do professor e à avaliação da aprendizagem, tendo como elemento central uma educação para aprender a desenvolver um pensamento livre e democrático. Pressupomos que tais concepções teóricas podem contribuir para a melhoria da educação e para a formação contemporânea a partir de experiências vivas e significativas para crianças e jovens. Sugere-se ainda que o trato pedagógico e a sua postura diante do que vem a ser o conhecimento seja transformado para que a sociedade também se transforme, todavia, para isso, o trabalho em sala de aula precisa ser vivo, criando condições para a construção do pensamento livre de ideologias e de massificação.

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Biografia do Autor

Helena Maria Rodrigues de Paula, UFMT

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT) Professora no Colégio Waldorf Brasilis

Evando Carlos Moreira, UNICAMP

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT)

Referências

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

RODRIGUES DE PAULA, Helena Maria; CARLOS MOREIRA, Evando. A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E ESCOLA DE WILLIAM KILPATRICK E RUDOLF STEINER E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e008, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e008.id960. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/371. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias