EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p100-120.id635

Palavras-chave:

Educação, Conhecimento, Educação Profissionalizante, Currículo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar e analisar os limites e possibilidades de uma proposta de intervenção, desenvolvida no ano de 2019 junto aos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de um campus do Instituto Federal Farroupilha. Para isso, esta investigação de natureza qualitativa e de caráter descritivo, referenciada na perspectiva metodológica da pesquisa-ação, foi organizada em quatro fases interligadas: planejamento, ação, descrição e avaliação. Teve um movimento contínuo e sistemático, contando com a participação de 396 alunos e dos 2 professores de EF do campus. Dentre os limites da proposta de intervenção, destacamos a dificuldade de promover uma integração de conhecimentos relacionados à educação básica e profissional. Nas possibilidades, a reafirmação da importância de nosso protagonismo na contingência de nossa ação interventiva e reflexiva, no tratamento dado ao caráter processual do conhecimento e no diálogo constante e sempre renovado pela crítica dos pares.

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Biografia do Autor

Luciano de Almeida, UNIJUÍ

Doutorado em Educação nas Ciências (UNIJUÍ) Professor de Educação Física (IFFAR/ Campus Santo Augusto)

Fabrício Döring Martins, UFRGS

Doutorando em Ciências do Movimento Humano (UFRGS) Professor de Educação Física (IFFAR/ Campus Santo Augusto)

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

ALMEIDA, Luciano de; DÖRING MARTINS, Fabrício. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 100–120, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p100-120.id635. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/481. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias

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