A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS: DIAGNÓSTICO ACERCA DOS REFERENCIAIS CURRICULARES, CONTEÚDOS E ABORDAGENS METODOLÓGICAS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1627-1645.id845Palavras-chave:
Ensino de Educação Física, Ações Didático Pedagógicas, Institutos FederaisResumo
Este estudo tem o objetivo de compreender como acontece o desenvolvimento das ações didático-pedagógicas da Educação Física Escolar (EFE) no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a fim de identificar quais os conteúdos ensinados (práticas corporais) e quais os referenciais curriculares utilizados pelos professores como base para o desenvolvimento do processo educativo no Ensino Médio Integrado (EMI). Foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, na perspectiva descritiva de levantamento, da qual participaram cento e vinte docentes dos Institutos Federais (IFs) das cinco regiões do país. O desenvolvimento do estudo permitiu identificar e problematizar os referenciais curriculares/teóricos utilizados pelos docentes, os conteúdos ensinados e as abordagens metodológicas. Ao realizar uma espécie de triangulação entre as três perspectivas, percebe-se um alargamento do currículo da EFE nos IFs, indicando haver, nesse contexto, movimentos em prol do desenvolvimento da EF sob o prisma de um componente curricular, produzindo conhecimentos e saberes multidimensionais.
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