A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS: DIAGNÓSTICO ACERCA DOS REFERENCIAIS CURRICULARES, CONTEÚDOS E ABORDAGENS METODOLÓGICAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1627-1645.id845

Palavras-chave:

Ensino de Educação Física, Ações Didático Pedagógicas, Institutos Federais

Resumo

Este estudo tem o objetivo de compreender como acontece o desenvolvimento das ações didático-pedagógicas da Educação Física Escolar (EFE) no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a fim de identificar quais os conteúdos ensinados (práticas corporais) e quais os referenciais curriculares utilizados pelos professores como base para o desenvolvimento do processo educativo no Ensino Médio Integrado (EMI). Foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, na perspectiva descritiva de levantamento, da qual participaram cento e vinte docentes dos Institutos Federais (IFs) das cinco regiões do país. O desenvolvimento do estudo permitiu identificar e problematizar os referenciais curriculares/teóricos utilizados pelos docentes, os conteúdos ensinados e as abordagens metodológicas. Ao realizar uma espécie de triangulação entre as três perspectivas, percebe-se um alargamento do currículo da EFE nos IFs, indicando haver, nesse contexto, movimentos em prol do desenvolvimento da EF sob o prisma de um componente curricular, produzindo conhecimentos e saberes multidimensionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliano Daniel Boscatto, UNESP

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP) Professor do IFSC

Ivan Carlos Bagnara, UNIJUÍ

Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ) Professor do IFRS

Luciano de Almeida, UNIJUÍ

Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ) Professor do IFFAR

Affonso Manoel Righi Lang, UNIJUI

Doutorando em Educação nas Ciências (UNIJUI) Professor do IFRS

Fabrício Döring Martins, UFRGS

Doutorando em Ciências do Movimento Humano (UFRGS) Professor do IFFAR

Referências

ALMEIDA, Luciano de; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Indicativos para pensar uma proposta para a Educação Física escolar: da elaboração ao diálogo com a intervenção. Lúdica pedagógica, v. 1, n. 28, P. 55-67, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.17227/ludica.num28-9430

ALMEIDA, Luciano de; MARTINS, Fabrício Döring. Educação Física escolar no ensino médio integrado: limites e possibilidades de uma proposta de intervenção. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 1, p. 100-120, jan/abr 2020. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p100-120.id635

BAGNARA, Ivan Carlos. The contentes selection in scholl physical education. Fiep Bulletin. Foz do Iguaçu. – Special Edition – Article I. vol. 83, p. 306-311, jan. 2013.

BAGNARA, Ivan Carlos. A interlocução pedagógica na Educação Física escolar: horizontes para pensar a Formação Inicial. 2017. 309 f. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2017.

BAGNARA, Ivan Carlos; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Educação Física Escolar: política, currículo e didática. Ijuí: Editora Unijuí, 2019.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 6 ed. Lisboa: Edições 70, 2011

BARROS, André. M; DARIDO, Suraya Cristina. Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.23, n.1, p. 61-75. 2009.

BOSCATTO, Juliano, Daniel. Proposta Curricular para a Educação Física no Instituto Federal de Santa Catarina: uma construção colaborativa. 2017. 164f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Rio Claro, 2017.

BOSCATTO, Juliano, Daniel; DARIDO, Suraya, Cristina. Educação Física no ensino médio integrado à educação Profissional e Tecnológica: Percepções Curriculares. Revista Pensar a Prática, Goiânia: v. 20, n.1, jan. /mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v20i1.39029

BRACHT, Valter. A educação física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser (elementos de uma teoria pedagógica para a educação física). Ijuí: ed. Unijuí, 2019.

BRACHT, Valter et al. Pesquisa em ação: educação física na escola. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Departamento de Política da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1998.

BRASIL. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Câmara dos Deputados. Centro de Documentação e Informação. Brasília, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BUOGO, Emara Cristina Bonetti; LARA, Larissa Michelle. Análise da dança como conteúdo estruturante da Educação Física nas diretrizes curriculares da Educação Básica do Paraná. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 4, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32892011000400006

COSTA, Luciane Cristina Arantes; NASCIMENTO, Juarez Vieira. Prática pedagógica de professores de Educação Física: conteúdos e abordagens pedagógicas. R. da Educação Física/UEM, Maringá: v. 17, n. 2, 2006.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

DINIZ, Irlla Karla; DARIDO, Suraya Cristina. Blog educacional e o ensino das danças folclóricas nas aulas de Educação Física: aproximações a partir do currículo do estado de São Paulo. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 3. 2015 DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.53073

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Formação de professores de Educação Física: uma perspectiva republicana. In: TOMAZETTI, Elisete Medianeira; LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira (Org.). PIBID-UFSM: experiências e aprendizagens. São Leopoldo: Oikos, 2013a. p. 47-60.

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Função social da escola pública. In. Anna Rosa Fontella Santiago; Iselda Teresinha Sausen Feil; Lúcia Inês Albrandt (org). O curso de pedagogia da UNIJUI 35 anos. Ijuí, Unijuí, v1. 2013b.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do “não-lugar” da EF escolar I. Cadernos de Formação RBCE. v. 1, n. 1, p. 9-24, set. 2009a. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2014.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do “não-lugar” da EF escolar II. Cadernos de Formação RBCE. v.1, n. 2, p. 10-21, mar. 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2014.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FRAGA, Alex Branco. Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Erechim: Edelbra, 2012.

GRAMORELLI, Lilian Cristina; NEIRA, Marcos Garcia. Dez anos de parâmetros curriculares nacionais: a prática da Educação Física na visão dos seus autores. Revista Movimento. Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 107-126. 2009. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.6863

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6. ed Ijuí: Unijuí, 2004.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Currículo Referência de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2018.

PARANÁ. UNCME/PR. SEED/PR. UNDIME/PR. CEE/PR. Referencial Curricular do Paraná. 2018.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco: Parâmetros Curriculares de Educação Física Ensino Fundamental e Médio. 2013.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (Org.). Referências curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Linguagens, códigos e suas tecnologias: Arte e Educação Física. Porto Alegre: SE/DP, 2009, v. 2, p. 111-181.

RIO GRANDE DO SUL. Referencial Curricular Gaúcho: Linguagens. Porto Alegre. Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico, 2018, v.1.

SACRISTÁN, Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani Da Rosa. 3ª edição. Porto Alegre: Art Med. 2000.

SILVA, Edna Lucia; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. revisada e atualizada. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, 2001.

SILVA, Eduardo Marczwski. A Educação Física no currículo de Escolas Profissionalizantes da Rede Federal: uma espécie em processo de mutação.Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) - Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014

SILVA, Marlon André; SILVA, Lisandra Oliveira; MOLINA NETO, Vicente. Possibilidades da Educação Física no ensino médio Técnico. Movimento. Porto Alegre, v. 22, n. 1, 2016. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.54333

SOARES, Carmem Lucia, et al. Metodologia do Ensino da Educação Física. 2. ed. 3ª reimp. São Paulo: Cortez, 2012. 200 p.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

30.12.2020

Como Citar

DANIEL BOSCATTO, Juliano; CARLOS BAGNARA, Ivan; ALMEIDA, Luciano de; MANOEL RIGHI LANG, Affonso; DÖRING MARTINS, Fabrício. A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS: DIAGNÓSTICO ACERCA DOS REFERENCIAIS CURRICULARES, CONTEÚDOS E ABORDAGENS METODOLÓGICAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1627–1645, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1627-1645.id845. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/416. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias