EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p360-373.id626

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sensibilização, Interdisciplinaridade

Resumo

O objetivo deste trabalho é promover entre os alunos do 2º ano do ensino Fundamental I da EEIEF Aristides Floriano de Oliveira, no município de Acaraú do estado brasileiro do Ceará, uma sensibilização ambiental por meio de estratégias de forma interdisciplinar. Trata-se de um estudo de caso, no qual foram utilizadas metodologias de leitura e escrita em diferentes disciplinas com a temática ambiental, que estimulou a criticidade e a criatividade dos alunos. Com a conclusão das atividades, promoveu-se uma socialização junto a outras turmas da escola para que os alunos mostrassem suas produções em forma de mural. Os resultados mostraram que as atividades realizadas sensibilizaram os alunos para mudanças expressivas de comportamento em relação ao meio ambiente, auxiliando de forma significativa na alfabetização.

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Biografia do Autor

Iara Késia Alves dos Santos, IFCE

Licenciatura em Ciências Biológicas (IFCE) Especialista em Educação Ambiental (UFC)

Antonio Jarbas Barros de Moraes, UVA

Mestre em Geografia (UVA)

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

ALVES DOS SANTOS, Iara Késia; BARROS DE MORAES, Antonio Jarbas. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 360–373, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p360-373.id626. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/494. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias