SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
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Palavras-chave

Saberes Docentes
Formação Inicial
Biologia

Como Citar

MACIEL-CABRAL, H. M.; SILVA, C. C. da; ARAÚJO, C. S. O. de. SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 669-684, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p669-684.id515. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/515. Acesso em: 20 abr. 2021.

Resumo

Os saberes docentes são determinantes na atividade do professor. Diversos autores evidenciam os conhecimentos considerados necessários ao professor para saber ensinar, o que nos remete a uma formação inicial contextualizada e fundamentada, em que a prática pedagógica constitui ponto de partida para a compreensão dos fenômenos que ali se apresentam. O objetivo dessa pesquisa foi compreender quais saberes docentes estão presentes nos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas. Como metodologia de análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário com 20 licenciandos do curso de Ciências Biológicas. Os resultados desta pesquisa revelam a presença da identidade docente, os saberes experienciais e o processo de formação profissional. Dessa forma, a construção do conhecimento é o resultado do conjunto de etapas, que ocorre a todo momento durante a formação do professor.
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p669-684.id515
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