UMA PROPOSTA ENVOLVENDO ATIVIDADES HISTÓRICAS INVESTIGATIVAS A PARTIR DA REVISTA AL-KARISMI, DE MALBA TAHAN: ESTUDANDO QUADRADOS MÁGICOS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p482-498.id551Palavras-chave:
Revista Al- Karismi, História da Educação Matemática, Recurso didáticoResumo
A incorporação de documentos históricos no campo da matemática ainda é escassa quando se fala da sua inserção no ensino. Isso se agrava quando recorremos ao uso de textos que foram publicados por educadores matemáticos brasileiros, dentre eles, o professor Júlio Cesar de Mello e Souza (1895-1974), conhecido como Malba Tahan e pela publicação de artigos, livros didáticos, livros científicos e a revista Al-Karismi. Esse artigo tem por finalidade apresentar algumas atividades didáticas envolvendo quadrados mágicos, utilizando a Revista Al-Karismi, editada por Malba Tahan, nas décadas de 1940 e 1950. Para compor as atividades, que foram validadas em um curso de extensão universitária na formação inicial de professores de matemática, utilizamos a teoria de atividade investigativa histórica de Mendes (2009). Dessa forma, um estudo que envolva a História da Educação Matemática brasileira pode contribuir para uma melhoria no processo de aprendizagem matemática vinculado, principalmente, com as atividades históricas investigativas.
Downloads
Métricas
Referências
BARONI, Rosa Lúcia Sverzut; TEIXEIRA, Marcos Vieira; NOBRE, Sergio Roberto. A investigação Científica em História da Matemática e suas Relações com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho. (Orgs.). Educação Matemática: pesquisa em Movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p.172-173.
BIGGS, Norman Linstead. The roots of combinatorics. Historia Mathematics, Espanha, v. 2, n. 6, p.109-136, maio 1949. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2017.
CASTANHO, Aristides. Pintura Geométrica dos Quadrados Mágicos. Al- Karismi, São Paulo, n. 3, p.3-5, set. 1947. Bimestral.
CHAQUIAM, Miguel. História da matemática em sala de aula: proposta para integração aos conteúdos matemáticos. São Paulo: Livraria da Física, 2015. 10 v. (História da matemática para o ensino).
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida de. Elementos de História da Educação Matemática. Editora UNESP. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MENDES, Iran Abreu. História da Matemática no Ensino: Entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Livraria da Física, 2015. (História da Matemática para Professores).
MENDES, Iran Abreu. Investigação Histórica no Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda, 2009.
MIGUEL, Antonio; MENDES, Iran Abreu. Mobilizing histories in mathematics teacher education: memories, social practices, and discursive games. In: ZDM Mathematics Education (2010) 42, p.381-392. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-010-0255-8
OLIVEIRA, Cristiane Coppe de. A Revista Lilaváti (1957) De Malba Tahan: buscando situações de aprendizagem acerca da história da matemática como recurso didático. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2014, Baurú. Anais... . Baurú: Faculdade de Ciências, 2014. v. 1, p. 1 - 11. Disponível em: <http://www2.fc.unesp.br/enaphem/anais/>. Acesso em: 14 ago. 2016.
OLIVEIRA, Cristiane Coppe de. A sombra do arco-íris: um estudo histórico-mitocrítico do discurso pedagógico de Malba Tahan. 2007. 171f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo. 2007.
SILVA, Clóvis Pereira da. A Matemática no Brasil: história de seu desenvolvimento. São Paulo: Edgard Blücher, 2003.
TAHAN, Malba. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Record, 2015.
WIELEITNER, Heinrich. Historia de la Matematica. Barcelona: Labor, 1932.
JAHNKE, Hans Niels et al. The use of original sources in the mathematics classroom. In: FAUVEL, John; MAANEN, Jan van. (eds). History in mathematics education: the ICMI study. Dordrecht: Kluwer, 2000. Cap. 9. p. 291-32
JANKVIST, Uffe Thomas. On the use of primary sources in the teaching and learning of Mathematics. In: MATTHEWS, Michael R. (Ed.). International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Dordrecht: Springer, 2014. Cap. 27. p. 873-907. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-7654-8_27
PEREIRA, Ana Carolina Costa; PEREIRA, Daniele Esteves. Ensaio sobre o uso de fontes históricas no ensino de matemática. Rematec: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Natal, v. 10, n. 18, p.65-78, jan.- Abr. de 2015.
SAITO, Fumikazu. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Ed. Livraria da Física/SBHMat, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.