O AMBIENTE REMOTO COMO FERRAMENTA PROMOTORA DE PRÁTICAS LABORATORIAIS NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e027.id1076

Palavras-chave:

Laboratório de Ensino de Trigonometria, Ensino Remoto, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Ensino de Matemática

Resumo

Esse artigo aponta uma experiência realizada durante o ano letivo de 2020, em tempos de pandemia do COVID 19, na disciplina de Laboratório de Ensino de Trigonometria (LET), que se propôs a experimentação de práticas com professores em formação inicial do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará. Com isso, tem-se o intuito de apresentar um relato de experiência vivenciado nesta, via ambiente virtual, Google Meet e Zoom, em ensino remoto. Nessa direção, fez-se uso de uma abordagem qualitativa, por se apropriar quanto ao desafio da realização de práticas de trigonometria remotamente. Amparou-se, ademais, na Sequência Fedathi, que fundamentou mediante a tomada de posição, maturação, solução e prova de sequências didáticas para o desenvolvimento de conhecimentos trigonométricos. E, portanto, visualizou-se que existem desafios significativos quanto ao uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática, mas que podem ser minimizados diante de formações e subsídios tecnológicos.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, UFRN

Doutorado em Educação (UFRN) Docente do Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE)

Gisele Pereira Oliveira, UFC

Mestrado em ensino de Ciências e Matemática (UFC) Professora efetiva da educação básica da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) Discente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

COSTA PEREIRA, Ana Carolina; PEREIRA OLIVEIRA, Gisele. O AMBIENTE REMOTO COMO FERRAMENTA PROMOTORA DE PRÁTICAS LABORATORIAIS NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e027, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e027.id1076. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/313. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias