EDUCAÇÃO INDÍGENA: DESAFIOS PARA AS ESCOLAS NÃO INDÍGENAS EM BARRA DO GARÇAS-MT

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p317-333.id394

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação Escolar Indígena, Inclusão Escolar

Resumo

Os avanços das políticas públicas indigenistas, desencadeadas a partir das lutas e movimentos indígenas, mais especificamente das relacionadas com a educação escolar, motivaram o desenvolvimento de  uma pesquisa que teve como objetivo entender o processo de inclusão escolar dos alunos indígenas nas escolas públicas não indígenas, na cidade de Barra do Garças/MT, em decorrência do qual alinharam-se os objetivos específicos: compreender as políticas educacionais voltadas à educação dos indígenas nas escolas públicas não indígenas e saber o que dizem os professores a respeito da presença de indígenas em tais escolas. Para subsidiar teoricamente a produção utilizou-se de autores, como Cohn (2001), Grupioni (2005), Pagliaro (2005) que tratam dos povos indígenas no Brasil e de Both (2009), entre outros, que discutem a educação escolar indígena. A metodologia qualitativa e os procedimentos de entrevista, de observação e de análise documental permitiram o levantamento dos dados a respeito do processo educacional indígena, no Brasil, no estado de Mato Grosso e, consequentemente, em Barra do Garças. Os resultados indicam que a educação escolar indígena nas escolas não indígenas ainda precisa avançar, principalmente no que diz respeito à língua e à superação do preconceito e da discriminação que os indígenas enfrentam no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosangela Santos da Silva, IFMT

Especialista em Libras e Educação Inclusiva (IFMT/UAB) Professora na Secretaria Municipal de Araguaiana (SMA/MT)

Marilene Marzari, UFMT

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) Professora no Campus Universitário do Araguaia (CUA/UFMT)

Referências

AZEVEDO, Marta Maria. Povos indígenas no Brasil 2006-2010. In: Instituto Socioambiental Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: <http://pib.socioambiental.org/pt/c/no-brasil-atual/quantos-sao/o-censo-2010-e-os-povos-indigenas>. Acesso em: 23 jan. 2017.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os indígenas no censo demográfico 2010. Povos indígenas no Brasil. Disponível em: <http://indigenas.ibge.gov.br/images/indigenas/estudos/indigena_censo2010.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN. 9394/96. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2017.

BRASIL. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Ministério da Educação. Brasília: MEC/SEF, 2002.

BONIN, Iara Tatiana. Encarte pedagógico 1- Culturas indígenas na sala de aula. Publicação Conselho Indigenista Missionário, 2012. 4p. Disponível em: <http://www.cimi.org.br/pub/EncartePedagogico_JanFev.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2017.

BOTH, Sérgio José. Da aldeia à cidade: estudantes indígenas em escolas urbanas. v. 9. Cuiabá: EdUFMT, 2009. 154 p. (Coletânea educação escolar indígena).

COHN, Clarice. Culturas em transformação: os índios e a civilização. São Paulo em Perspectiva. v. 15, n.2, p.36-42, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-8839&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 24 jan. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392001000200006

DELUCI, Luciana Akeme Sawasaki Manzano. Ti’aroptsimani ‘õ: Os A’weMarãiwatsédé tecem saberes para a construção de uma proposta curricular intercultural. 2013. 186 p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável). Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

FRANCO, Patrik Thames. A Educação Escolar Indígena em Goiás: Um estudo a partir da política indigenista da FUNAI (1967-1991). 2008. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia), Universidade Federal de Goiás–UFG, 2008.

GOMES, R. L. AGUIAR, R.B.R. ALEXANDRE, I.V. O desrespeito às diferenças na cultura indígena. Revista Eventos Pedagógicos. v.3, n.2, 422 – 429 p. Maio - Jul. 2012. Disponível em: <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos>. Acesso em: 01 abr. 2017.

GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. Livros didáticos e fontes de informações sobre as sociedades indígenas no Brasil. In: SILVA, Aracy Lopes da; GRUPIONI, Luís Donizete Benzi. (Orgs.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1ºe 2º graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995.

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/c/0/1/2/populacao-indigena-no-brasil>. Acesso em: 28 jan. 2017.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica, 5 ed., São Paulo, editora Atlas, 2003.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LIMA, Marilva Vilela de Sousa. Inclusão escolar de pessoas com deficiência. 2016. 85 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Licenciatura em Geografia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso-UMT, Barra do Garças, 2016.

MORAES, Alexandre de. (Orgs.). Constituição da República Federativa do Brasil. 41.ed. São Paulo: Atlas, 2015.

MATO GROSSO. Assembleia Legislativa – ALMT Constituição do Estado de Mato Grosso: texto Constitucional promulgado em 5 de outubro de 1989. Cuiabá: ALMT, 1989.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Plano Estadual de Educação. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá, 2014.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares: Diversidades Educacionais. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá: Defanti, 2012.

OLIVEIRA, Natália Araújo de. Ser Xavante, morar e estudar na cidade: Os Xavante em Nova Xavantina/MT. Rev. Patrimônio e Memória, São Paulo, UNESP, v. 10, n. 2, p. 235-253, julho-dezembro, 2014. Disponível em: <http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/issue/view/17/showToc>. Acesso em: 03 fev. 2017.

PAGLIARO, H.; AZEVEDO, M.M.; SANTOS, R.V. Demografia dos povos indígenas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005. 192 p. Disponível em: <http://books.scielo.org>. Acesso em: 26 jan. 2017. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575412541

REZENDE, Gerson Carlos. A relação entre indígenas e não-indígenas na zona urbana: fronteira cultural. v. 08. Cuiabá: EdUFMT, 2009. (Coletânea Educação Escolar Indígena).

RIBEIRO, Darci. Culturas e línguas indígenas do Brasil. Educação e Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 2, n. 6, 1957, 1-102 p.

SOUZA, Ederval Pereira de. Cultura, Memória e Teorias em Educação: O Ensino da História e Cultura dos Povos Indígenas nas Escolas Municipais de Barra do Bugres/MT, 2016. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://www.seduc.mt.gov.br/SiteAssets/Paginas/Forms/ARRUMADAS/PROJETO%20MESTRADO%20UFMT_ARTIGO.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2017.

SIMAS, Hellen Cristina Picanço. Desafios da Educação Escolar Indígena. Revista Escrita. n. 11, Ano 2010. Disponível em: <http://www.dbd.puc-rio.br/sitenovo/#tour01>. Acesso em: 28 jan. 2017. DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.16373

Downloads

Publicado

15.07.2019

Como Citar

SANTOS DA SILVA, Rosangela; MARZARI, Marilene. EDUCAÇÃO INDÍGENA: DESAFIOS PARA AS ESCOLAS NÃO INDÍGENAS EM BARRA DO GARÇAS-MT. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 317–333, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p317-333.id394. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/564. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias