NÚMEROS INTEIROS E DECIMAIS: UMA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA POR MEIO DE UM JOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES DO CENÁRIO TECNOLÓGICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p386-405.id231

Palavras-chave:

Números Inteiros e Decimais, Educação Básica, Tecnologias, Educação Matemática

Resumo

Com a intencionalidade de contribuir para pesquisas em Educação Matemática, ao delimitar o campo de estudos aos Números Inteiros e Decimais, esse artigo relata os resultados de uma proposta de promoção do uso das tecnologias no ensino de Matemática, que objetivou auxiliar os alunos na compreensão dos conteúdos de Números Inteiros – Decimais e suas operações. A proposta consistiu na adaptação e aplicação de um jogo de trilhas em formato digital, que utilizou o software Excel. Os participantes foram alunos entre 11 e 13 anos de idade, de uma escola pública do Paraná. Desse modo, houve três momentos: Pré-teste, Proposta e Pós-teste, fases essas que permitiram uma visão das compreensões dos estudantes a respeito do conteúdo, anterior e posterior à sua aplicação. Ao final, conclui-se que os discentes possuem consideráveis habilidades em relação ao emprego de algoritmos da adição de números inteiros e decimais, entretanto, no emprego da operação de subtração, no mesmo contexto, apresentaram consideráveis dificuldades que foram cuidadosamente sanadas após a aplicação da proposta.

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Biografia do Autor

Fernando Francisco Pereira , UTFPR

Professor da Secretaria de Estado da Educação - PR. Mestrando em Ensino de Matemática (UTFPR)

Iara Souza Doneze , UTFPR

Professora da Secretaria de Estado da Educação - PR. Mestranda em Ensino de Matemática (UTFPR)

Luciano Tadeu Esteves Pansanato , UTFPR

Doutor em Ciências da Computação e Matemática Computacional. Professor titular do departamento de computação (UTFPR)

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Publicado

26.12.2018

Como Citar

FRANCISCO PEREIRA , Fernando; SOUZA DONEZE , Iara; ESTEVES PANSANATO , Luciano Tadeu. NÚMEROS INTEIROS E DECIMAIS: UMA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA POR MEIO DE UM JOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES DO CENÁRIO TECNOLÓGICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 386–405, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p386-405.id231. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/566. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias