FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p75-90.id191

Palavras-chave:

Ensino de geometria, Formação Continuada, Materiais manipulativos

Resumo

A formação continuada tem se tornado imprescindível para suprir as fragilidades evidenciadas no processo de ensino de diferentes áreas. Para isso o professor necessita se atualizar continuamente e buscar novas estratégias didático-metodológicas que possam favorecer o ensino e a aprendizagem do estudante contemporâneo. Assim, pretende-se, neste trabalho, analisar os saberes docentes mobilizados, mediante o desenvolvimento de uma atividade investigativa, inicialmente proposta para o ensino de Matemática e Língua Portuguesa, junto a um grupo de docentes de uma escola urbana da rede estadual de Mato Grosso. Para tal recorremos a Ponte, Brocardo e Oliveira (2006); Smole e Diniz (2012). A metodologia adotada situa-se dentro do paradigma qualitativo caracterizado como uma pesquisa participante. Os dados foram produzidos por meio da observação participante, relato oral e escrito, áudio e fotos coletadas durante a realização da oficina. Os resultados indicaram que o uso de materiais manipulativos, associado a atividades investigativas, constitui-se como alternativa metodológica em potencial para o ensino e aprendizagem de Matemática, amplia as possibilidades de trabalho interdisciplinar facilitando o envolvimento e a construção de conhecimentos matemáticos e linguísticos de forma lúdica e agradável, repercutindo na formação docente dos profissionais da unidade escolar.

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Biografia do Autor

Fabio Caires de Oliveira , UNEMAT

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UNEMAT) Docente Formador (CEFAPRO-Matupá)

Arlete Tavares Buchardt , UFBA

Mestra em Crítica Textual (UFBA) Docente Formadora (CEFAPRO-Matupá)

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Publicado

26.06.2018

Como Citar

CAIRES DE OLIVEIRA , Fabio; TAVARES BUCHARDT , Arlete. FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 75–90, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p75-90.id191. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/601. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias