DEMANDAS DE ENSINO APRENDIZAGEM APRESENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO SORRISO - MT

Autores

  • Edman Weverton do Prado UFMT
  • Débora Eriléia Pedrotti Mansila UFMT

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p196-207.id178

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Demandas de Aprendizagem, Ensino de Botânica

Resumo

A falta de atividades práticas e material didático atrativo representam um entrave para o processo de ensino-aprendizagem, gerando o desinteresse dos alunos. Para que a aprendizagem se concretize, é necessário que os métodos utilizados despertem os conhecimentos prévios dos alunos e promovam o avanço da estrutura cognitiva de forma significativa. Nesse sentido, é fundamental conhecer as demandas de ensino aprendizagem dentro de contextos locais, a afim de fornecer subsídios para elaboração de materiais didáticos-pedagógicos que atendam de maneira satisfatória as necessidades específicas dentro da realidade de cada região. O objetivo deste trabalho foi investigar essas demandas para o ensino de Biologia, com ênfase no Ensino de Botânica, na rede estadual do município de Sorriso-MT, a partir da percepção dos professores de Ciências e Biologia. Dessa forma, a pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, por meio entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram um desconhecimento, por parte dos professores, de métodos participativos de ensino e despreparo para a utilização de elementos alternativos como ferramentas didáticas. Outro ponto importante foi o desinteresse dos alunos, apontado como principal obstáculo para o processo de ensino- aprendizagem, reforçando a necessidade de produção de material que dê suporte aos professores na prática docente de forma a tornar a aula mais atrativa e conectada ao aluno.

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Biografia do Autor

Edman Weverton do Prado, UFMT

Mestre (UFMT) Professor na Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT)

Débora Eriléia Pedrotti Mansila, UFMT

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Professor na Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT)

Referências

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Publicado

26.06.2018

Como Citar

WEVERTON DO PRADO, Edman; ERILÉIA PEDROTTI MANSILA, Débora. DEMANDAS DE ENSINO APRENDIZAGEM APRESENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO SORRISO - MT. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 196–207, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p196-207.id178. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/609. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias