LETRAMENTO DIGITAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p249-262.id88Palavras-chave:
Ensino, Docente, Formação continuada, Letramento digitalResumo
O presente estudo é parte de uma pesquisa realizada com 39 professores da educação pública de Mato Grosso e possui como objetivo analisar e verificar se os projetos de formação continuada do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO), do município de Cuiabá, estado de Mato Grosso, contemplaram o letramento digital dos professores, caso contemple, em que medida contribuem para a prática pedagógica no contexto tecnológico vigente. A pesquisa foi construída em uma abordagem qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e os documentos oficiais da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (SEDUC). A ancoragem epistemológica baseou-se nos estudos de Moran (2017), Rojo (2012), Soares (2009), dentre outros pesquisadores que versam sobre tecnologia, letramento digital e ensino. Os dados foram categorizados tendo os fragmentos dos discursos dos professores organizados seguindo orientações básicas da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados indicaram que a formação recebida contribuiu com a prática pedagógica e que a maioria dos entrevistados considera-se apta para trabalhar com os recursos tecnológicos como ferramenta pedagógica, contudo ainda há necessidade de formação, sobretudo na área de letramento digital.
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