LETRAMENTO DIGITAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

  • Maria Aparecida Reis UNOPAR
  • Eliza Adriana Sheuer Nantes UNOPAR
  • Cilene Maria Lima Antunes Maciel UNIC

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p249-262.id88

Palavras-chave:

Ensino, Docente, Formação continuada, Letramento digital

Resumo

O presente estudo é parte de uma pesquisa realizada com 39 professores da educação pública de Mato Grosso e possui como objetivo analisar e verificar se os projetos de formação continuada do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO), do município de Cuiabá, estado de Mato Grosso, contemplaram o letramento digital dos professores, caso contemple, em que medida contribuem para a prática pedagógica no contexto tecnológico vigente. A pesquisa foi construída em uma abordagem qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e os documentos oficiais da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (SEDUC). A ancoragem epistemológica baseou-se nos estudos de Moran (2017), Rojo (2012), Soares (2009), dentre outros pesquisadores que versam sobre tecnologia, letramento digital e ensino. Os dados foram categorizados tendo os fragmentos dos discursos dos professores organizados seguindo orientações básicas da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados indicaram que a formação recebida contribuiu com a prática pedagógica e que a maioria dos entrevistados considera-se apta para trabalhar com os recursos tecnológicos como ferramenta pedagógica, contudo ainda há necessidade de formação, sobretudo na área de letramento digital.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Reis , UNOPAR

Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagem e suas Tecnologias (UNOPAR) Técnica Administrativa Educacional do Estado de Mato Grosso (SEDUC)

Eliza Adriana Sheuer Nantes , UNOPAR

Doutora em Estudos da Linguagem (UEL) Professora do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR-FUNADESP)

Cilene Maria Lima Antunes Maciel , UNIC

Doutora em Educação (Universidade Autônoma de Barcelona) Professora do Mestrado em Ensino (UNIC)

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Publicado

26.06.2018

Como Citar

APARECIDA REIS , Maria; SHEUER NANTES , Eliza Adriana; LIMA ANTUNES MACIEL , Cilene Maria. LETRAMENTO DIGITAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 249–262, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p249-262.id88. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/613. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias