REPRESENTAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p241-254.id96

Palavras-chave:

Trabalho docente, Formação docente, Língua portuguesa, Educação profissional

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida em 2015 e 2016, que foi motivada pela demanda de investigações em torno do tema sobre linguagem e trabalho. Financiada pela PROPES/IFMT e pela FAPEMAT, a pesquisa objetivou investigar como os professores da área de Língua Portuguesa significam a sua formação e sua prática docente e, contribuir, a partir dos resultados, com o desenvolvimento de ações reflexivas e de intervenção para a melhoria do trabalho do professor nas instituições com perfil de formação profissional, como o IFMT. Foi utilizado um questionário elaborado e disponibilizado na ferramenta Google Docs para todos os professores de Língua Portuguesa dos campi do IFMT. Os textos produzidos a partir do questionário revelaram vozes que enunciaram sobre temas como: formação para o ensino de língua portuguesa na educação profissional, gêneros textuais, empecilhos para o agir nos cursos de formação profissional. Os resultados revelaram que o ensino de língua portuguesa nos campi do IFMT segue os novos paradigmas de ensino de línguas, mas é necessário construir, no coletivo de trabalho, uma progressão de gêneros que objetive o desenvolvimento de capacidades para as futuras práticas profissionais do estudante.

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Biografia do Autor

Sueli Correia Lemes Valezi, IFMT

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora na Instituição IFMT

Gabriela Gomes dos Santos, IFMT

Aluna de Engenharia da Computação,  Graduanda na Instituição IFMT

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Publicado

22.12.2017

Como Citar

LEMES VALEZI, Sueli Correia; GOMES DOS SANTOS, Gabriela. REPRESENTAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 241–254, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p241-254.id96. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/629. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias