REPRESENTAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p241-254.id96

Palavras-chave:

Trabalho docente, Formação docente, Língua portuguesa, Educação profissional

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida em 2015 e 2016, que foi motivada pela demanda de investigações em torno do tema sobre linguagem e trabalho. Financiada pela PROPES/IFMT e pela FAPEMAT, a pesquisa objetivou investigar como os professores da área de Língua Portuguesa significam a sua formação e sua prática docente e, contribuir, a partir dos resultados, com o desenvolvimento de ações reflexivas e de intervenção para a melhoria do trabalho do professor nas instituições com perfil de formação profissional, como o IFMT. Foi utilizado um questionário elaborado e disponibilizado na ferramenta Google Docs para todos os professores de Língua Portuguesa dos campi do IFMT. Os textos produzidos a partir do questionário revelaram vozes que enunciaram sobre temas como: formação para o ensino de língua portuguesa na educação profissional, gêneros textuais, empecilhos para o agir nos cursos de formação profissional. Os resultados revelaram que o ensino de língua portuguesa nos campi do IFMT segue os novos paradigmas de ensino de línguas, mas é necessário construir, no coletivo de trabalho, uma progressão de gêneros que objetive o desenvolvimento de capacidades para as futuras práticas profissionais do estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sueli Correia Lemes Valezi, IFMT

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora na Instituição IFMT

Gabriela Gomes dos Santos, IFMT

Aluna de Engenharia da Computação,  Graduanda na Instituição IFMT

Referências

AMIGUES, René. Trabalho do Professor e Trabalho de Ensino. In: MACHADO, Ana Rachel. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina-PR: Eduel, 2004.

BAKHTIN, Mickhail. Estética da Criação Verbal. 3. ed. (Trad.) Maria Ermantina G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BAKHTIN, Mickhail. (VOLOCHINOV, V. N.) (1927). Marxismo e Filosofia da Linguagem. 10. ed. (Trad.) Michel Lahud, Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2002.

BRONCKART, J. P. Atividade de Linguagem, Textos e Discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC. 1999.

BRONCKART, J. P. Atividade de Linguagem, Discurso e Desenvolvimento Humano. (orgs.) Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio; (trad.) Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio et al. Mercado das Letras: Campinas – SP, 2006.

BRONCKART, J. P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Trad. Anna Raquel Machado, Maria de Lourdes Meirelles Matêncio. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2008.

CLOT, Yves. A Função Psicológica do Trabalho. (trad.) Adail Sobral. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.

CLOT, Yves. Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva. Pro-Posições, v. 17, n. 2 (50), maio/ago. 2006.

ERICKSON, Frederic. Qualitative Methods. In: LINN, R.L; ERICKSON, F. Research in Teaching and Learning. V. 2. New York/London: Macmillan Publishing Company, 1990.

FAÏTA, Daniel. Gêneros de Discurso, Gêneros de Atividade, Análise da Atividade do Professor. In: MACHADO, Ana Rachel. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina-PR: Eduel, 2004.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e Mudanças no Mundo do Trabalho e o Ensino Médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

MACHADO, Anna Rachel (org.). O Ensino como Trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.

MACHADO, Anna Rachel. Por uma Concepção Ampliada do Trabalho do Professor. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; MACHADO, Anna Rachel; COUTINHO, Antónia. (orgs.). O Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2007.

MACHADO, Anna Rachel; e colaboradores; ABREU-TARDELLI, Lília Santos; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes (orgs.). Linguagem e Educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2009.

MACHADO, Anna Rachel; BRONCKART, J. P. (Re-)Configurações do Trabalho do Professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do Grupo ALTER-LAEL. In: MACHADO, A. R. e colaboradores; ABREU-TARDELLI, L. S.; CRISTÓVÃO, V. L. L. (orgs.). Linguagem e Educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2009.

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, E. G.; FERREIRA, A. D’Orange. (orgs.) O Professor e seu trabalho: a linguagem revelando práticas docentes. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2011.

MOLL, J. (org.) Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

RABARDEL, Pierre. Le langage comme instrument, éléments pour une théorie instrumentale élargie. In: CLOT, Yves. (ed). Avec Vygotsky, pp. 241-265, Paris: La Dispute, 1999.

SAUJAT, Fréderic. O Trabalho do Professor nas Pesquisas em Educação: um panoram. In: MACHADO, Ana Rachel. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina-PR: Eduel, 2004.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2008.

VALEZI, Sueli Correia Lemes Valezi. O Agir do Professor de Língua Portuguesa na Educação Profissional Tecnológica de Nível Superior: a linguagem construindo a atividade docente em contexto mediado por ferramentas semióticas e tecnológicas. 2014. 357f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR, 2014.

Downloads

Publicado

22.12.2017

Como Citar

LEMES VALEZI, Sueli Correia; GOMES DOS SANTOS, Gabriela. REPRESENTAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 241–254, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p241-254.id96. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/629. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias