CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA PRESENTES NAS MATRIZES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA OFERTADOS NO ESTADO DO TOCANTINS
PDF

Palavras-chave

Ensino de Matemática
Matriz curricular
Curso de Pedagogia
Estado do Tocantins.

Como Citar

COSTA, A. B.; OLIVEIRA, R. DE F. S. DE; PINHO, M. J. DE; VIZOLLI, I. CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA PRESENTES NAS MATRIZES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA OFERTADOS NO ESTADO DO TOCANTINS. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 65-80, 1 maio 2020.

Resumo

Resumo: Reiteradas vezes ouvimos professores que ensinam Matemática nos Anos Inicias do Ensino Fundamental reclamar que em sua formação em nível superior a matemática e seu ensino têm sido relegados ao segundo plano. Isso nos levou a analisar que conteúdos matemáticos se fazem presentes na matriz curricular dos Cursos de Pedagogia ofertados no Estado do Tocantins. Trata-se de um estudo documental, com uma perspectiva metodológica qualitativa, substanciada pela interlocução com a literatura e análise da matriz curricular dos cursos. Os resultados indicam fragilidades no processo de ensino de matemática nos cursos de Pedagogia, em função de que em média 2,56% a 6,96% da carga horaria total dos cursos são destinadas ao processo de ensino desta ciência. O estudo indica que fatores como carga horária reduzida, a falta de conhecimentos matemático dos estudantes, aliados ao viés eminentemente metodológico, a formação desses profissionais fica comprometida e, ao atuarem na docência, sentem-se limitados em sua ação pedagógica.Palavras-chave: Educação; Ensino de Matemática; Matriz curricular; Curso de Pedagogia. Abstract: We have often heard teachers who teach Mathematics in the Early Years of Elementary School complain that, in their higher education, mathematics and its teaching have been relegated to the background. This led us to analyze what mathematical contents are present in the curricular matrix of pedagogy courses offered in the state of Tocantins. This is a documentary study with a qualitative methodological perspective, substantiated by the dialogue with the literature and analysis of the curricular matrix of the courses. The results indicate weaknesses in the process of teaching mathematics in pedagogy courses due to the result that only 2% to 5.75% of the total hourly load of the course is destined to the teaching process of this science. The study indicates that factors such as reduced workload, lack of mathematical knowledge of students, combined with eminently methodological bias, the training of these professionals is compromised and, when they act in teaching, they feel limited in their pedagogical action.Keywords: Education; Mathematics Teaching; Curricular matrix; Pedagogy course.
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p65-80.id633
PDF

Referências

ALVES, Francisca Terezinha Oliveira; CAVALCANTE, Rosicláudia Bezerra. Ensino de Matemática no curso de Pedagogia: Concepções dos graduandos sobre suas aprendizagens. Revista Educação Matemática Em Foco, v. 6, n. 2, p. 78-101, 2018.

BEZERRA, Renata Camacho; BONDEZAN, Andreia Nakamura. O ensino da Matemática no curso de Pedagogia/PARFOR: Refletindo a formação de professores. Trilhas Pedagógicas, Pirassununga - SP, 5, n. 5, 2015. 122-133. Disponivel em: http://www.fatece.edu.br/arquivos/arquivos%20revistas/trilhas/volume5/8.pdf. Acesso em: 01 Mar 2019.

BODGAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. A investigação qualitativa em educação. Porto/Portugal: Porto editora, 2010.

BRASIL. e-MEC. emec.mec.gov.br, 2019. Disponível em: http://emec.mec.gov.br. Acesso em: 28 Jan 2019.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno. Resolução CNE/ CP n° 01, de 15 de maio de 2006, Brasília, 2006.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

COSTA, Jaqueline de Morais; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; COSTA, Ercules. A formação para matemática do professor de anos iniciais. Ciência & Educação, Bauru - SP, 22, n. 2, 2016. 505-522. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5562741. Acesso em: 21 Jan 2019.

CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise dos conhecimentos para ensinar matemática e das crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. Tese de Doutorado (Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica PUC - SP, São Paulo, 2004.

CURI, Edda. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras. Revista Iberoamericana de Educación, v. 37, n. 5, p. 1-10, 2005.

FERREIRA, Viviane Lovatti; PASSOS, Laurizete Ferragut. Metodologia do Ensino de Matemática: Uma análise de programas de ensino dos cursos Pedagogia. Anais do XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE 2013, Curitiba - PR, set., p. 31139-31155, 2013. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/7174_5209.pdf. Acesso em: 15 jan. 2019.

FIORENTINI, Dario. A pesquisa e as práticas de formação de professores de Matemática em face das políticas públicas no Brasil. Bolema-Boletim de Educação Matemática, Rio Claro - SP, v. 29, p. 43-70, 2008.

SILVA FILHO, Aloisio Machado. A importância da estatística na formação do profissional pedagogo. Cairu em Revista: Sociedade, Educação, Gestão e Sustentabilidade, Salvador - BA, v. 3, n. 3, 2014. Disponível em: https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/2014/Artigo_IMPORTANCIA_ESTATISTICA.pdf. Acesso em: 21 Jan 2019.

GATTI, Bernardete Angelina. Análise dos cursos presenciais de licenciatura em Pedagogia. In: GATTI, Bernardete Angelina; NUNES, Marina Nuniz Rosa. Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. Textos FCC. São Paulo - SP: FCC/DPE, 2009. p. 11-56.

GUALBERTO, Priscila Mara de Araújo; ALMEIDA, Rafael. Formação de professores das séries iniciais, algumas considerações sobre a formação matemática e a formação dos professores das licenciaturas em pedagogia. Olhar de Professor, Ponta Grossa - PR, 12, n. 2, 2009. 287-308. Disponivel em: https://www.redalyc.org/pdf/684/68419274004.pdf. Acesso em: 09 Jan 2019.

LIMA, Simone Marques. A formação do pedagogo e o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá - MT, 2011.

PINHO, Maria José de. Políticas de formação de professores: intenção e realidade. Cânone Editorial, Goiânia, 2007.

ROCHA, José Damião Trindade. Sentidos, concepções e discursos da formação de professores no Brasil no final do século XX: respingos e estilhaços na educação do Tocantins. In: DOURADO, Luiz Fernandes, OLIVEIRA, João Ferreira. (Org.). Políticas e Gestão da Educação no Tocantins: múltiplos olhares. 1ed.São Paulo: Xamã Editora, 2008, v. P769, p. 37-56

SILVA, Vantielen da Silva.; BURAK, Dionísio. A formação de pedagogos para o ensino de matemática nas Universidades Estaduais do Paraná: Reflexões iniciais. EDUCERE: XII Congresso Nacional de Educação, Curitiba - PR, p. 1859-1872, 2017. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24988_12197.pdf. Acesso em: 29 Jan 2019.

SOUTO, Nayara Mariano. Percepções de estudantes de Pedagogia em relação à própria formação matemática: um estudo com duas instituições mineiras. XIX EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Juiz de Fora - MG, 2015. Disponivel em: http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd7_Nayara_Souto.pdf. Acesso em: 14 Jan 2019.

SOUZA, Kelly Cristine Silva; BORGES, Marcos Francisco. A formação matemática dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para a docência. XII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, São Paulo - SP, 2016. Disponivel em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5627_2384_ID.pdf. Acesso em: 15 Mar 2019.

TRAINA-CHACON, José‐Marcelo; CALDERÓN, Adolfo‐Ignacio. A expansão da educação superior privada no Brasil: do governo de FHC ao governo de Lula. Revista Iberoamericana de Educación Superior, v. 6, n. 17, p. 78-100, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2007287215000372. Acesso em: 18 jan 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.