SOBRE AS ESTRUTURAS DE CONHECIMENTO A PRIORI EM KANT E PIAGET: UM ENSAIO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p2016-2032.id814

Palavras-chave:

Epistemologia, Construtivismo, Pedagogia

Resumo

Este ensaio pode ser visto como uma contribuição teórica cujo objetivo é indicar as diferenças entre as estruturas de conhecimento a priori (apriorismo) nos construtivismos de Kant e Piaget. Para tanto, utilizamos como método a análise bibliográfica, tendo como texto de base a Crítica da Razão Pura e a Epistemologia Genética, mas, também, levamos em consideração textos de comentadores de Kant e de alguns e teóricos da educação. Disto resulta que: a) a concepção de estrutura a priori é diferente para ambos, para Kant elas são estáticas, para Piaget são dinâmicas e evoluem ao longo da vida; b) que não se pode reduzir um construtivismo ao outro, mesmo que somente do ponto de vista prático. Ao final, c) mostramos a luz do exposto, como o modelo pedagógico apriorístico pode ser um inconveniente se praticado literalmente conforme seus pressupostos teóricos, em especial porque minimiza o papel do professor e da escola na formação educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Galúcio Campos, UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT)  Professor no Instituto Federal do Amazonas, Campus Manaus Centro (IFAM/CMC)

Daniel Richardson de Carvalho Sena, UFAM

Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (UFAM) Professor no Instituto Federal do Amazonas, Campus Manaus Centro (IFAM/CMC)

Referências

BECKER, Fernando. Educação e Construção do Conhecimento. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BECKER, Fernando. A Epistemologia do Professor: o cotidiano da escola. 16ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BECKER, Fernando. Abstração pseudo-empírica e reflexionante: significado epistemológico e educacional. Schème, Marília, SP, v. 6, n. especial, 2014. DOI: https://doi.org/10.36311/1984-1655.2014.v6n0.p104-128

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC, SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental /Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segunda versão revista. Brasília, DF: MEC, CONSED, UNDIME, 2016.

CASTAÑON, Gustavo Arja. O que é construtivismo? Caderno de História e Filosofia da Ciência. Campinas, SP, v. 1, n. 2, 2015.

CRATO, Nuno. O Eduquês em Discurso Direto: uma crítica a pedagogia romântica e construtivista. 11ª ed. Lisboa: Gradiva, 2006.

GASPAR, Alberto. Atividades Experimentais no Ensino de Física: uma nova visão baseada na teoria de Vigotski. 1ª ed. São Paulo: Livraria da Física, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Tradução de Valério Rohden e Udo Baldur Moosburger. 2ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os Pensadores).

MONDIN, Battista. Curso de Filosofia. Volume 2. 11ª Ed. São Paulo: Paullus, 2009.

MOREIRA, Marco Antônio. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a aprender criticamente. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, RJ, v. 4, n. 1, 2011. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2011.v4i1.a21094

PASCAL, Georges. O Pensamento de Kant. Tradução de Raimundo Vier. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Tradução: Maria Alice Magalhães D’ Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.

PIAGET, Jean. La Naissance de l’intelligence chez L’enfant. Paris: Delachaux et Niestlé, 1977.

PIAGET, Jean. A representação do Mundo na Criança. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. 3ª ed. Aparecida: Ideias & Letras, 2005.

PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. Tradução de Álvaro Cabral. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

PIAGET, Jean. A Psicologia da Inteligência. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis: Vozes, 2013.

SENA, Daniel Richardson de Carvalho; SILVA, Victor Leandro da. Os limites do Conhecimento Humano na Filosofia de Immanuel Kant. Kalagatos, Fortaleza, CE, v. 12, n. 23, 2015.

SILVA, Victor Leandro da; SENA, Daniel Richardson de Carvalho. Kant e Adorno: educação e autonomia. Saberes, Natal, RN, v. 1, n. 11, 2015.

TERRIBILE, Mayara de Andrade. A relação entre a crítica de Jean Piaget às epistemologias clássicas e a explicação do processo de produção de novidade. Schème, Marília, SP, v. 11, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11n1.02.p4

VAYSSE, Jean-Marrie. Vocabulário de Immanuel Kant. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

Downloads

Publicado

30.12.2020

Como Citar

GALÚCIO CAMPOS, José; CARVALHO SENA, Daniel Richardson de. SOBRE AS ESTRUTURAS DE CONHECIMENTO A PRIORI EM KANT E PIAGET: UM ENSAIO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 2016–2032, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p2016-2032.id814. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/411. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias