GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES

Autores

DOI:

10.23926/rpd.v2i1.36

Palavras-chave:

Gêneros musicais, Rítmica, Flauta doce

Resumo

Este texto discorre sobre o ensino de flauta doce cujo método anteriormente foi concebido para as séries iniciais do ensino fundamental. Em geral, essa prática aconteceu em cursos que se desenvolveram em um período de 12 a 18 meses em diversas instituições e projetos de ensino sob contextos socioescolares diferentes. A posteriori, percebeu-se que os conceitos e as reflexões dessa prática poderiam ser ampliados e desenvolvidos para as faixas etárias da infância à juventude. Como referencial teórico, propus considerações a partir de Keith Swanwick (1979, 1994), Howard Gardner (1975, 1985, [1994]), e por último, algumas interpretações de autores sobre o conceito de sujeito social de Jean Piaget (1973), tangenciando algumas contribuições da psicologia genética do autor. A metodologia se atrelou a suportes visuais para concatenar conteúdos teóricos e experienciais em quatro tópicos de práticas contínuas na disciplina - História da Arte, rítmica, gêneros musicais e flauta doce - estas se dariam in loco a partir da realidade e dos desafios em salas de aulas compostas por jovens do ensino médio tecnológico integrado em um campus do Instituto Federal do Mato Grosso, que, em hipótese, poderia dar-se em qualquer dos campi dos Institutos Federais brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edson Hansen Sant’Ana , IFMT

Mestre em Música (UnB). Graduado em Música (UNICAMP). Doutorando em Música (UNESP). Professor na disciplina de Artes no campus Juína-MT (IFMT)

Referências

BECKER, Fernando. O que é construtivismo? Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II. PEAD 2009/1. UFGRS, 2009.

BRASIL. Lei federal n.º 11.769/2008, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Presidência da República, Casa Civil. Brasília: Diário Oficial da União, 2008.

BRASIL. Lei federal n.º 13.278/2016, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6o do art. 26 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Presidência da República, Casa Civil. Brasília: Diário Oficial da União, 2016.

COELHO, Tiago da Silva. A imagem e o ensino de História em tempos visuais. Revista PerCursos. Florianópolis, v.13, n.º 2, pp. 189-199, jul.-dez. 2012.

GALIZIA, Fernando Stanzione. Educação musical nas escolas de ensino fundamental e médio: considerando as vivências musicais dos alunos e as tecnologias digitais. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 21 p. 76-83, 2009.

GARDNER, Howard. The Shattered Mind. New York: Knopf, 1975.

GARDNER, Howard. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. London: Paladin, 1985.

GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a Teoria das Múltiplas Inteligências. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

LOURENÇO FILHO, Manuel Bergstrom. Introdução ao estudo da Escola Nova. 13. ed. São Paulo: 15 Edições Melhoramentos, 1978.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica/MEC, 1999.

NEDER, Álvaro. Música de Consumo: a repressão do desejo como instrumento de dominação. 1999. Disponível em: < http://www.samba-choro.com.br/s-c/tribuna/samba-choro.9905/1492.html > Acesso em: 5 jul. 2013.

OLIVEIRA, Anabela; SALGUEIRO, Elisabete; TAVARES, Cacilda. A teoria das inteligências múltiplas, 04 de Novembro de 2012. Disponível em: < http://crticpombal.blogspot.com.br/2012/11/a-teoria-das-inteligencia-multiplas.html> Acesso em: 05 jul. 2013.

PIAGET, Jean. Problemas de psicologia genética. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

PIAGET, Jean. Ensaio de lógica operatória. 1ª. ed. 1949. Trad. M. A. V. de Almeida. Porto Alegre: EDUSP/Globo, 1976.

PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. (ed. 1975). Trad. M. M. dos S. Penna. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

PIAGET, Jean. Fazer e compreender. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

POZOLLI, Heitor. Guia Teórico-Prático (I e II partes). São Paulo: Editora Ricordi, 1978.

PROENÇA, Graça. História da Arte. 17a. edição. São Paulo: Editora Ática, 2010.

STREHL, Letícia. Teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner: breve resenha e reflexões críticas. 2000. Disponível em:< http://chasqueweb.ufrgs.br/~leticiastrehl/HowardGardner.pdf > Acesso em: 7 jul. 2013.

SWANWICK, Keith. A basis for Music Education. London: Routledge, 1979.

SWANWICK, Keith. Musical knowledge: intuition, analysis and music education. London: Routledge, 1994.

SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.

WRIGHT-CARR, David Charles. Embodied cognition and aesthetic experience: a bibliography. 2017. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/312320657_Embodied_cognition_and_aesthetic_experience_a_bibliography> Acesso em: 24 fev. 2017.

VASCONCELOS, Mário Sérgio. A difusão das ideias de Piaget no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo e Editora, 1996.

Downloads

Publicado

08.07.2017

Como Citar

HANSEN SANT’ANA , Edson. GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 13–30, 2017. DOI: 10.23926/rpd.v2i1.36. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/641. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias