GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES

Autores/as

DOI:

10.23926/rpd.v2i1.36

Palabras clave:

Gêneros musicais, Rítmica, Flauta doce

Resumen

Este texto discorre sobre o ensino de flauta doce cujo método anteriormente foi concebido para as séries iniciais do ensino fundamental. Em geral, essa prática aconteceu em cursos que se desenvolveram em um período de 12 a 18 meses em diversas instituições e projetos de ensino sob contextos socioescolares diferentes. A posteriori, percebeu-se que os conceitos e as reflexões dessa prática poderiam ser ampliados e desenvolvidos para as faixas etárias da infância à juventude. Como referencial teórico, propus considerações a partir de Keith Swanwick (1979, 1994), Howard Gardner (1975, 1985, [1994]), e por último, algumas interpretações de autores sobre o conceito de sujeito social de Jean Piaget (1973), tangenciando algumas contribuições da psicologia genética do autor. A metodologia se atrelou a suportes visuais para concatenar conteúdos teóricos e experienciais em quatro tópicos de práticas contínuas na disciplina - História da Arte, rítmica, gêneros musicais e flauta doce - estas se dariam in loco a partir da realidade e dos desafios em salas de aulas compostas por jovens do ensino médio tecnológico integrado em um campus do Instituto Federal do Mato Grosso, que, em hipótese, poderia dar-se em qualquer dos campi dos Institutos Federais brasileiros.

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Biografía del autor/a

Edson Hansen Sant’Ana , IFMT

Mestre em Música (UnB). Graduado em Música (UNICAMP). Doutorando em Música (UNESP). Professor na disciplina de Artes no campus Juína-MT (IFMT)

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Publicado

2017-07-08

Cómo citar

HANSEN SANT’ANA , Edson. GESTO E IMAGEM NO ENSINO COLETIVO DE FLAUTA DOCE: CONTEÚDOS MÚLTIPLOS NA DISCIPLINA DE ARTES. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 2, n.º 1, p. 13–30, 2017. DOI: 10.23926/rpd.v2i1.36. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/641. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Lenguajes, códigos y sus tecnologías