EDUCAÇÃO INTEGRAL E ESPIRITUALIDADE: OS BENEFÍCIOS DESSA RELAÇÃO PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL DO SER HUMANO

Autores

  • Thiago Dutra UFRGS
  • Jaqueline Moll UFRGS

DOI:

10.23926/rpd.v2i1.48

Palavras-chave:

Educação Integral, Ser Humano Integral, Espiritualidade, Cultura de Paz

Resumo

A educação integral com tempo estendido para sete horas diárias e um enfoque multidimensional do ser humano, se coloca como a concepção defendida pela legislação educacional brasileira e por pensadores contemporâneos do processo educacional, tais como Anísio Teixeira e Paulo Freire. O educando deve ser encarado enquanto ser complexo, formado por dimensões física, emocional, mental, social, cultural, e espiritual, sendo necessário que a educação foque no seu desenvolvimento integral. Na sociedade materialista de hoje a dimensão espiritual ficou excluída do ambiente escolar, ou delegada à marginalidade, o artigo procura demonstrar os benefícios e as possibilidades de desenvolvê-la na educação formal, levando em consideração os estudos de diversos autores, tais como Jean Piaget, Carl Jung, Ubiratan D’Ambrosio, entre outros.

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Biografia do Autor

Thiago Dutra, UFRGS

Especialista em Educação Integral na Escola Contemporânea (UFRGS). Mestrando no PPG Educação em Ciências: química da vida e saúde (UFRGS)

Jaqueline Moll, UFRGS

Doutora em Educação (UFRGS). Professora titular da Faculdade de Educação da UFRGS

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Publicado

08.07.2017

Como Citar

DUTRA, Thiago; MOLL, Jaqueline. EDUCAÇÃO INTEGRAL E ESPIRITUALIDADE: OS BENEFÍCIOS DESSA RELAÇÃO PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL DO SER HUMANO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 97–111, 2017. DOI: 10.23926/rpd.v2i1.48. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/647. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias