EDUCAÇÃO INTEGRAL E ESPIRITUALIDADE: OS BENEFÍCIOS DESSA RELAÇÃO PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL DO SER HUMANO
DOI:
10.23926/rpd.v2i1.48Palavras-chave:
Educação Integral, Ser Humano Integral, Espiritualidade, Cultura de PazResumo
A educação integral com tempo estendido para sete horas diárias e um enfoque multidimensional do ser humano, se coloca como a concepção defendida pela legislação educacional brasileira e por pensadores contemporâneos do processo educacional, tais como Anísio Teixeira e Paulo Freire. O educando deve ser encarado enquanto ser complexo, formado por dimensões física, emocional, mental, social, cultural, e espiritual, sendo necessário que a educação foque no seu desenvolvimento integral. Na sociedade materialista de hoje a dimensão espiritual ficou excluída do ambiente escolar, ou delegada à marginalidade, o artigo procura demonstrar os benefícios e as possibilidades de desenvolvê-la na educação formal, levando em consideração os estudos de diversos autores, tais como Jean Piaget, Carl Jung, Ubiratan D’Ambrosio, entre outros.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, J. R. de. Ensinar a paz: proposta para um currículo de educação integral. In: MOLL, J. (et al.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012, p.207-221.
ALMINHANA, L. O. e MOREIRA-ALMEIDA, A. Personalidade e religiosidade/espiritualidade (R/E). Texto apresentado no departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, 04/12/2008.
ARROYO, M. G. O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. In: MOLL, J. (et al.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012, p.33-45.
CARDOSO, M. L. P. Educação para a nova era: uma visão contemporânea para país e professores. São Paulo: Summus, 1999.
BRENNAN, B. A. Mãos de Luz: um guia para cura através do campo de energia humana. 13ª edição. São Paulo: Pensamento, 1996.
D’AMBROSIO, U. Formação de valores: um enfoque transdisciplinar. In: MOLL, J. (et al.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012, p.106-117.
DELOR, J. Educação: um tesouro a descobris. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. UNESCO: 1996.
FERREIRA, A. L. e LEAL, A. L. Formação humana e adolescência: a espiritualidade como fator de promoção de resiliência. In: FERREIRA, A. L. Do ‘entre-deux’ de Merleau-Ponty à atenção/consciência do budismo e da abordagem transpessoal: busca de uma pedagogia direcionada para integralidade da formação. Recife: Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2006.
GIOLO, J. Educação de tempo integral: resgatando elementos históricos e conceituais para o debate. In: MOLL, J. (et al.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 94-105.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
GOSWAMI, A. O universo autoconsciente: como a consciência cria o mundo material. São Paulo: Aleph, 2007.
INCONTRI, D; BIGUETO, A. C. Todos os jeitos de crer- ensino inter-religioso. Volumes: 1, 2, 3, 4. São Paulo: Editora Ática, 2011.
JUNG, C. G. Psicologia e religião. Petrópolis: Vozes, 1984.
JUNG, C. G. et.al. O homem e seus símbolos. 2.ed. especial- Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
KEHL, M. R. A juventude como sintoma da cultura. In.: NOVAES, R.; VANNUCHI, P. (orgs.). Juventude e Sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004, p.89-114.
LAMA, Dalai. Mente em conforto e sossego: a visão da iluminação na grande perfeição. São Paulo: Gaia, 2008.
LAMA, Dalai. A arte da felicidade: um manual para a vida. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
MOLL, J. (et al.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.
MONTESSORI, M. A mente da criança- mente absorvente. Tradução de Pedro da Silveira. Portugália Editora, s/d. 344p.
MONTESSORI, M. A criança. Tradução de Adília Ribeiro. 5ª edição. Portugália Editora. s/d. 319p.
PERONDI, M. Narrativas de jovens: experiências de participação social e sentidos atribuídos às suas vidas. Porto Alegre: Tese de doutorado em Educação (UFRGS), 2013.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga-16ª ed.- Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
PORTASIO, M. Fora da educação não há salvação: educar sempre...uma proposta pedagógica para a humanidade. São Paulo: DPL Editora, 2008.
SANDRINI, M. Religiosidade e educação no contexto da pós-modernidade. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.
SOUZA, D. Em busca do ser integral. Brasília: LGE Editora, 2009.
STEINER, R. A fisiologia oculta: os órgãos como sistema cósmico interior. Trad. do alemão por Sonia Setzer, 3ª edição. São Paulo: Editora Antroposófica, 2003.
STEINER, R. A ciência oculta: esboço de uma cosmovisão supra-sensorial. Trad. do alemão por Rudolf Lanz e Jacira Cardoso, 6ª edição. São Paulo: Editora Antroposófica, 2006.
YUS, R. Educação integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.