ARTEFATOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: ANÁLISE E PARECER DE DOCENTES NO OESTE GAÚCHO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23045.id662

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Inovação pedagógica, Artefatos pedagógicos, Análise Textual Discursiva

Resumo

Tendo em vista a valia do Ensino de Ciências para a compreensão de fenômenos naturais, da natureza da ciência e da aplicação do conhecimento científico no cotidiano, investigou-se o papel dos artefatos pedagógicos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem. O objetivo primordial deste trabalho consistiu na análise da contribuição dos artefatos pedagógicos para o ensino de Ciências da Natureza, sob a perspectiva de um grupo de professoras da Educação Básica. Foi desenvolvida uma exposição de 12 artefatos pedagógicos: sendo 05 jogos didáticos, 04 estudos de caso e 03 modelos visuais, cada um deles relacionado a um objeto do conhecimento e a uma das habilidades propostas nos documentos orientadores do currículo, elaborados para os Anos Finais do Ensino Fundamental, seguida da aplicação de um questionário semiestruturado com as 08 professoras participantes, abrangendo diversos perfis formativos, no município de Uruguaiana-RS. Os dados foram submetidos a um processo de categorização utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados refletem a diversidade de visões sobre o uso de artefatos pedagógicos, com a maioria dos professores concordando com sua aplicação durante as aulas. As categorias de análise emergentes incluem: (a) Utilização de artefatos pedagógicos no Ensino de Ciências; (b) Potencial dos artefatos pedagógicos nos processos de ensino e aprendizagem. Essas avaliações indicam que os artefatos pedagógicos possuem um significativo potencial para aprimorar o ensino e a aprendizagem, constituindo ferramentas didáticas viáveis para a Educação Básica.

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Biografia do Autor

Yasmin Miranda de Paula, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduada no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) campus Uruguaiana. Em 2018, atuou como bolsista no Projeto de Extensão PROFEXT: A Praça do Parcão como espaço para o ensino de Botânica, desenvolvendo atividades que contribuíssem com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Botânica através de atividades educativas em espaço não formal. Foi bolsista CAPES (2020 - 2022) através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na educação básica no munícipio de Uruguaiana - RS. Atualmente cursando pós-graduação em Gestão Ambiental na Unopar.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Atualmente é acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Campus Uruguaiana. Foi Bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico (2020-2022). Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico. Desenvolveu o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambien

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana - RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019 - 2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

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Publicado

28.01.2024

Como Citar

PAULA, Yasmin Miranda de; CUNHA, Fernando Icaro Jorge; DINARDI, Ailton Jesus. ARTEFATOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: ANÁLISE E PARECER DE DOCENTES NO OESTE GAÚCHO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23045, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23045.id662. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/662. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias