ARTEFATOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: ANÁLISE E PARECER DE DOCENTES NO OESTE GAÚCHO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23045.id662

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Inovação pedagógica, Artefatos pedagógicos, Análise Textual Discursiva

Resumo

Tendo em vista a valia do Ensino de Ciências para a compreensão de fenômenos naturais, da natureza da ciência e da aplicação do conhecimento científico no cotidiano, investigou-se o papel dos artefatos pedagógicos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem. O objetivo primordial deste trabalho consistiu na análise da contribuição dos artefatos pedagógicos para o ensino de Ciências da Natureza, sob a perspectiva de um grupo de professoras da Educação Básica. Foi desenvolvida uma exposição de 12 artefatos pedagógicos: sendo 05 jogos didáticos, 04 estudos de caso e 03 modelos visuais, cada um deles relacionado a um objeto do conhecimento e a uma das habilidades propostas nos documentos orientadores do currículo, elaborados para os Anos Finais do Ensino Fundamental, seguida da aplicação de um questionário semiestruturado com as 08 professoras participantes, abrangendo diversos perfis formativos, no município de Uruguaiana-RS. Os dados foram submetidos a um processo de categorização utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados refletem a diversidade de visões sobre o uso de artefatos pedagógicos, com a maioria dos professores concordando com sua aplicação durante as aulas. As categorias de análise emergentes incluem: (a) Utilização de artefatos pedagógicos no Ensino de Ciências; (b) Potencial dos artefatos pedagógicos nos processos de ensino e aprendizagem. Essas avaliações indicam que os artefatos pedagógicos possuem um significativo potencial para aprimorar o ensino e a aprendizagem, constituindo ferramentas didáticas viáveis para a Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Yasmin Miranda de Paula, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduada no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) campus Uruguaiana. Em 2018, atuou como bolsista no Projeto de Extensão PROFEXT: A Praça do Parcão como espaço para o ensino de Botânica, desenvolvendo atividades que contribuíssem com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Botânica através de atividades educativas em espaço não formal. Foi bolsista CAPES (2020 - 2022) através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na educação básica no munícipio de Uruguaiana - RS. Atualmente cursando pós-graduação em Gestão Ambiental na Unopar.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Atualmente é acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Campus Uruguaiana. Foi Bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico (2020-2022). Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico. Desenvolveu o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambien

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana - RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019 - 2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

Referências

BACICH, Lilian.; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Editora Penso, 2018.

BARRETO, Marcelo Alves.; CUNHA, Fernando Icaro Jorge; SOARES, Cristiane Barbosa; DINARDI, Ailton Jesus; MACHADO, Michel Mansur. Gamificação no ensino de ciências da natureza: articulando a metodologia ativa em sequências didáticas no ensino fundamental através do PIBID. The Journal of Engineering and Exact Sciences, Viçosa, v. 7, n. 4, p. 13246–01, 2021.

BORGES, Regina Maria Rabello. Iniciação científica nas séries iniciais. In: PAVÃO, Antônio Carlos (Org.). FREITAS, Denise (Org). Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EdUFScar, 2008. p. 25-33.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais: ensino de quinta a oitava séries. Brasília, 1998c.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

CATARINO, Giselle Faur de Castro; REIS, José Cláudio de Oliveira. A pesquisa em ensino de ciências e a educação científica em tempos de pandemia: reflexões sobre natureza da ciência e interdisciplinaridade. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, e21033, 2021.

CHAPANI, Daisi Teresinha.; SANTOS, Tamiles Batista dos.; RIBEIRO, Vinícius Borges. Inovação pedagógica: possibilidades vislumbradas no contexto de um subprojeto de educação em ciências. Revista de Iniciação à Docência, v. 1, n. 1, p. 37 - 50, 2016.

COUTINHO, Cadidja.; MIRANDA, Ana Carolina Gomes. Formação inicial de professores de Ciências da Natureza: relatos de uma prática docente diferenciada. Revista Insignare Scientia, v. 2, n. 2, p. 221-231, 19 set. 2019.

CUNHA, Márcia. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química na nova escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.

CUNHA, Maria Isabel. Prática pedagógica e inovação: experiências em foco. In: Anais do Seminário Inovação Pedagógica: Repensando estratégias de formação acadêmico-profissional em diálogo entre Educação Básica e Educação Superior. Uruguaiana: Unipampa, 2018.

DANTAS, Adriana Pricilla Jales.; DANTAS, Thais Aparecida Vitoriano.; FARIAS, Mércia Inara Rodrigues de.; SILVA, Rogério Pereira da.; COSTA, Núbia Pereira da. Importância do uso de modelos didáticos no ensino de citologia. In: Congresso Nacional de Educação. 2016.

DAVIS, Cláudia.; SILVA, Maria Alice Setubal.; & ESPÓSITO, Yara. (1989). Papel e valor das interações sociais na sala de aula. Cadernos de Pesquisa, n. 71, 49-54, 2013.

DELIZOICOV, Demétrio.; ANGOTTI, José André.; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências, fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

FLICK, Uwe. Introdução à Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso editora, 2012.

KRASILCHIK, Myriam. Ensino de ciências e a formação do cidadão. Revista em Aberto, Brasília, v. 7, n. 40, p. 55-60, 1988.

LOCATELLI, Aline.; ZANUZZO, Viviane. Energia e Meio Ambiente: a construção de um lapbook como ferramenta didática. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 5, p. 3-15, 2021.

LORENZETTI, Leonir.; DA SILVA, Virginia Rotters. A utilização dos mapas conceituais no ensino de ciências nos anos iniciais. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 383-406, 2018.

MARTINS, Gilberto Andrade.. Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade em pesquisa no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 2, n. 2, p. 9-18, 2008.

MATOS, Ilrema Pires Araújo. Inovação educacional e formação de professores: em busca da ruptura paradigmática. 2010. 181 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18ª ed., Petrópolis: Vozes, 2001.

MORAES, Roque.; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2007.

MORAES, Roque.; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: Processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian (org.). MORAN, José (org). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Editora Penso, 2018.

NETO, José Augusto da Silva Pontes. Teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel: perguntas e respostas. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, n. 21, p. 117-130, 2013.

NICOLA, Jéssica Anese.; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2016.

PAVÃO, Antônio Carlos. Ensinar ciências fazendo ciências. In: PAVÃO, Antônio Carlos (Org.). FREITAS, Denise (Org). Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EdUFScar, 2008. p. 15-23.

PEREIRA, Lucia Cavichioli.; SOUZA, Nadia Aparecida de. Concepção e prática de avaliação: um confronto necessário no ensino médio. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 29, p. 191-208, 2004.

PINHEIRO, Fernanda de Lima.; MELLO, Elena Maria Billig. Artefatos pedagógicos para o ensino de Ciências da Natureza: reflexões acerca de uma prática inovadora e mobilizadora para o conhecimento. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017. Anais [...] Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

PINHEIRO, Fernanda de Lima.; MELLO, Elena Maria Billig. Artefatos pedagógicos para o ensino de ciências no ensino fundamental: uma abordagem inovadora interdisciplinar. Experiências em Ensino de Ciências. v. 14, n. 2, p. 637-654, 2019.

QUEIROZ, Salete Linhares.; SACCHI, Flávia Gabriele. Estudos de caso no Ensino de Ciências Naturais e na Educação Ambiental. São Carlos: Diagrama Editorial, 2020.

RIO GRANDE DO SUL. Referencial Curricular Gaúcho: Ciências da Natureza. Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico. v.1. Porto Alegre, 2018.

SANTANA, Eliana Moraes.; REZENDE, Daisy de Brito. O Uso de Jogos no ensino e aprendizagem de Química: Uma visão dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Anais [...] Curitiba, Brasil, 2007.

SILVA, Alexandre Fernando da.; FERREIRA, José Heleno.; VIEIRA, Carlos Alexandre. O ensino de Ciências no ensino fundamental e médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Revista Exitus, v. 7, n. 2, p. 283-304, 2017.

SILVA, Giovanna Stefanello.; BRAIBANTE, Mara Elisa Fortes.; PAZINATO, Maurícius Selvero. Os recursos visuais utilizados na abordagem dos modelos atômicos: uma análise nos livros didáticos de Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 2, p. 159–182, 2013.

SILVA, Osmar Benedito da.; OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de.; QUEIROZ, Salete Linhares. SOS Mogi-Guaçu: Contribuições de um estudo de caso para a Educação Química no nível médio. Química nova na escola. vol. 33, n. 3, p. 185-192, 2011.

SILVÉRIO, Antonio dos Anjos. As dificuldades no ensino/aprendizagem da Física. Monografia de Especialização em Ensino de Física. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2001.

SOARES, Marciane de Sousa.; MAURIZ, Tatiane Rodrigues de Moura.; AYRES, Mariane Cruz Costa.; SILVA, Junielson Soares da.; COSTA, Clautina Ribeiro de Moraes da.; LIMA, Jakson Fernandes.; LAVOR, Camila.; LIMA, Glória Fernandes.; VIEIRA, Diego Filismino.; MOURA, Luiz Francisco Wemmenson Gonçalves. The use of active teaching methodologies by Science teachers in Angical schools - PI. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 13, p. e484101321220, 2021.

SOUZA, Salete Eduardo de. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. Arq. Mudi. Periódicos, Maringá, v. 11, n. 2, p. 110-114, 2007.

STAKE. Robert. Case studies. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. (ed.) Handbook of qualitative research London: Sage, 2000. p. 435-454.

VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, Lilian (org.). MORAN, José (org). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Editora Penso, 2018.

VENTURA, Magda Maria. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Revista SOCERJ, v. 20. n. 5, p. 383-386, 2007.

ZANCUL, Maria Cristina de Senzi. O ensino de ciências e a experimentação: algumas reflexões. In: PAVÃO, Antônio Carlos (Org.). FREITAS, Denise (Org). Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EdUFScar, 2008. p. 63-70.

Downloads

Publicado

28.01.2024

Como Citar

PAULA, Yasmin Miranda de; CUNHA, Fernando Icaro Jorge; DINARDI, Ailton Jesus. ARTEFATOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: ANÁLISE E PARECER DE DOCENTES NO OESTE GAÚCHO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23045, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23045.id662. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/662. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias