DOCUMENTÁRIO FIO
PDF

Palavras-chave

Teaching Profession
Professional Identity
Knowledge of Experience Profissão Docente
Identidade Profissional
Saberes da Experiência

Como Citar

PINHEIRO, T. C.; COSTA, C. B. DA; SARTI, R. DOCUMENTÁRIO FIO: TECENDO A PROFISSÃO DOCENTE. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 843-856, 31 ago. 2020.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar o relatório da experiência desenvolvida na construção do documentário “Fio: Tecendo a profissão docente”. A ação em tela teve como contexto o projeto de extensão “EEFD-Baixada: Autonomia e Construção de Conhecimento” e contou com o objetivo de contribuir para o processo de reflexão acerca da profissão docente, valorizar e socializar os desafios da profissão com os graduandos. Ancorados nos conceitos de identidade, saberes e carreira docente, o documentário teve como protagonistas cinco professores atuantes do ensino básico, de diferentes etapas da carreira profissional e de diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro. A estrutura metodológica contou com dois momentos: apresentação do contexto de produção; e reflexão sobre as falas dos professores/atores. O desenvolvimento da experiência em tela possibilitou relevantes tessituras sobre a profissão docente e suas múltiplas dimensões.
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p843-856.id767
PDF

Referências

BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2016. 279p.

COSTA, Cássia Barbosa da; LÔBO, Natália Soares Rangel; CEZARIO, Daiana da Silva et al. EEFD Baixada: cultural corporal e produção discente. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA

PERSPECTIVA INCLUSIVA, 1, 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 155-159. Disponível em: https://drive.google.com/open?id=12WzKR2ZVu8MsrP8ETM2eNbqIVXM86lti. Acesso em: 12 jun. 2020.

COSTA, Cássia Barbosa da; CATTAN, Caroline; PIMENTEL, Danielle. EEFD Baixada: identidade e profissão docente. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, 1, 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 280-284. Disponível em: https://drive.google.com/open?id=12WzKR2ZVu8MsrP8ETM2eNbqIVXM86lti. Acesso em: 12 jun. 2020.

DUBAR, Claude. Formação, trabalho e identidades profissionais. In CANÁRIO, Rui (Org.). Formação e situações de trabalho. Porto: Porto Editora, 2003. p. 43-52.

GATTI, Bernadete Angelina. A formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1995. p. 37-46.

NÓVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Lisboa: Educa, 2009. p. 2-9. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf . Acesso em: 12 jun. 2020.

PIMENTEL, Danielle; VASCONCELLOS, Danielle Machado; CARNEIRO, Gabriel de Sousa Vandelli. O Encontro De Lá pra Cá como espaço de aproximação entre a universidade e a escola. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, 1, 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 280-284. Disponível em: https://drive.google.com/open?id=12WzKR2ZVu8MsrP8ETM2eNbqIVXM86lti. Acesso em: 12 jun. 2020.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Lousie. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, Porto Alegre, n 4, p. 215-233, 1991.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, n. 73, p. 209-244, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.

ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidade. Educação, v. 35, n. 3, p. 479-504, maio/ago 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2357/1424. Acesso em: 7 jul. 2020.

Creative Commons License

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação

Downloads

Não há dados estatísticos.