(Re)Pensando as práticas de leitura na escola: a emancipação por meio do texto literário
DOI:
10.23926/RPD.2024.v9.e24015.id767Palavras-chave:
Escola, Texto Literário, Sociedade Leitora, Ensino, LeituraResumo
O texto literário, quando trabalhado sob uma perspectiva dialógica, assume um papel fundamental na formação de um sujeito cidadão com competência criativa, consciente social e culturalmente, possibilitando ao aluno uma maneira mais crítica de repensar a sociedade e o mundo. Nossa pesquisa busca analisar como se dá a recepção de textos da literatura de expressão Mato-grossense numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, enfatizando as possibilidades de uso do texto literário e sua contribuição na formação de leitores literários, bem como discutir a potencialidade dos textos literários contidos na Revista Literária Pixé para a continuidade do processo de leitura com viés emancipatório e postura mais consciente com relação a vida e a literatura, num constante enriquecimento cultural e social. O estudo proposto pauta-se na pesquisa qualitativa, em relação aos procedimentos trabalhamos com o estudo de caso. Enquanto base da construção teórica, foram tomados como referência autores e filósofos como Mikhail M. Bakhtin (1986), Bordini (1993); Aguiar (1993), Bourdieu (1989), Candido (1972) e Freire (2003).
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