“Poluição do rio Araguaia” como temática para o engajamento em ações sociopolíticas-ambientais na perspectiva da Educação CTS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23101.id817

Palavras-chave:

Educação CTS, Questões Sociocientíficas, Biologia, Tocantins, Contextualização

Resumo

Este artigo objetiva apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado sobre estratégias de ensino propulsoras de engajamento para ações sociopolíticas-ambientais. Nesse sentido, foi desenvolvida uma Sequência Didática (SD), tendo como temática “A poluição do rio Araguaia”. Trata-se de uma pesquisa do tipo participante, desenvolvida junto aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Araguatins - TO. Elaborou-se categorias para identificar os níveis de engajamento dos estudantes diante das estratégias de ensino abordadas, sendo elas, nível 1: sensibilização; nível 2: compreensão da problemática e; nível 3: formação sociopolítica ambiental. As análises sinalizaram que a abordagem de estratégias de ensino focadas em discussões que evidenciaram a relação da problemática ambiental com aspectos econômicos, socioculturais, políticos, éticos e morais contribuíram de modo significativo para o engajamento dos estudantes nas ações sociopolíticas-ambientais trabalhadas durante o desenvolvimento da SD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Cláudia Barbosa da Silva, Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (SEDUC-TO)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim/UFNT)

Professora do estado do Tocantins (SEDUC/TO)

Karolina Martins Almeida e Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutorado em Educação – Linha Educação em Ciências e Matemática (PPGE-FE/UnB)

Docente na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim/UFNT)

Referências

AULER, Décio; BAZZO, Walter Antônio. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001.

BRASIL. Agência Nacional de Águas. Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2019: informe anual. Brasília: ANA, 2019.

BRITO, Eliseu Pereira; SHIMASAKI, Matheus Miranda. Territórios e identidades dos ribeirinhos pescadores vazanteiros do rio Araguaia em Araguatins, Tocantins, Confins [Online], n. 48, 19 dez. 2020.

COELHO, Geide Rosa; AMANTES, Amanda. A influência do engajamento sobre a evolução do entendimento dos estudantes em eletricidade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 1, p. 48-72, 2014.

CONRADO, Dália Melissa; NUNES-NETO, Nei (Org.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

FREDRICKS, Jennifer A.; BLUMENFELD, Phyllis. C. Blumenfeld; PARIS, Alison H. School engagement: potential of the concept, state of the evidence. Review of Educational Research, v. 74, n. 1, p. 59-109, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

REIS, Pedro. Da discussão à ação sociopolítica sobre controvérsias sociocientíficas: uma questão de cidadania. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 3, n. 1, p. 1-10, 2013.

SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, Salete Linhares. Argumentação no ensino de ciências: contexto brasileiro. Ensaio, v. 13, n. 2, p. 13-30, 2011.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, v. 2, n. 2, p. 133-162, 2000.

SANTOS,_____. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v.1 número especial, nov. 2007.

SCHAUFELI, Wilmar B.; SALANOVA, Marisa, GONZÁLEZ-ROMÁ, Vicente; BAKKER, Arnold B. The measurement of engagement and burnout: A two sample confirmatory factor analytic approach. Journal of Happiness Studies, n. 3, p. 71-92, 2002.

SILVA, Ana Claudia Barbosa da. A poluição do Rio Araguaia como questão socioambiental no ensino de ciências: Objetivações para a formação sociopolítica. 2022. 129f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.

SILVA, Karolina Martins Almeida e Silva. Questões sociocientíficas e o pensamento complexo: tecituras para o Ensino de Ciências. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

Downloads

Publicado

30.12.2023

Como Citar

SILVA, Ana Cláudia Barbosa da; SILVA, Karolina Martins Almeida e. “Poluição do rio Araguaia” como temática para o engajamento em ações sociopolíticas-ambientais na perspectiva da Educação CTS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, n. Especial, p. e23101, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23101.id817. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/817. Acesso em: 28 abr. 2024.