“Poluição do rio Araguaia” como temática para o engajamento em ações sociopolíticas-ambientais na perspectiva da Educação CTS
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23101.id817Palavras-chave:
Educação CTS, Questões Sociocientíficas, Biologia, Tocantins, ContextualizaçãoResumo
Este artigo objetiva apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado sobre estratégias de ensino propulsoras de engajamento para ações sociopolíticas-ambientais. Nesse sentido, foi desenvolvida uma Sequência Didática (SD), tendo como temática “A poluição do rio Araguaia”. Trata-se de uma pesquisa do tipo participante, desenvolvida junto aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Araguatins - TO. Elaborou-se categorias para identificar os níveis de engajamento dos estudantes diante das estratégias de ensino abordadas, sendo elas, nível 1: sensibilização; nível 2: compreensão da problemática e; nível 3: formação sociopolítica ambiental. As análises sinalizaram que a abordagem de estratégias de ensino focadas em discussões que evidenciaram a relação da problemática ambiental com aspectos econômicos, socioculturais, políticos, éticos e morais contribuíram de modo significativo para o engajamento dos estudantes nas ações sociopolíticas-ambientais trabalhadas durante o desenvolvimento da SD.
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