“Poluição do rio Araguaia” como temática para o engajamento em ações sociopolíticas-ambientais na perspectiva da Educação CTS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23101.id817

Palavras-chave:

Educação CTS, Questões Sociocientíficas, Biologia, Tocantins, Contextualização

Resumo

Este artigo objetiva apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado sobre estratégias de ensino propulsoras de engajamento para ações sociopolíticas-ambientais. Nesse sentido, foi desenvolvida uma Sequência Didática (SD), tendo como temática “A poluição do rio Araguaia”. Trata-se de uma pesquisa do tipo participante, desenvolvida junto aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Araguatins - TO. Elaborou-se categorias para identificar os níveis de engajamento dos estudantes diante das estratégias de ensino abordadas, sendo elas, nível 1: sensibilização; nível 2: compreensão da problemática e; nível 3: formação sociopolítica ambiental. As análises sinalizaram que a abordagem de estratégias de ensino focadas em discussões que evidenciaram a relação da problemática ambiental com aspectos econômicos, socioculturais, políticos, éticos e morais contribuíram de modo significativo para o engajamento dos estudantes nas ações sociopolíticas-ambientais trabalhadas durante o desenvolvimento da SD.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Barbosa da Silva, Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (SEDUC-TO)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim/UFNT)

Professora do estado do Tocantins (SEDUC/TO)

Karolina Martins Almeida e Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutorado em Educação – Linha Educação em Ciências e Matemática (PPGE-FE/UnB)

Docente na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim/UFNT)

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Publicado

30.12.2023

Como Citar

SILVA, Ana Cláudia Barbosa da; SILVA, Karolina Martins Almeida e. “Poluição do rio Araguaia” como temática para o engajamento em ações sociopolíticas-ambientais na perspectiva da Educação CTS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, n. Especial, p. e23101, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23101.id817. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/817. Acesso em: 26 dez. 2024.