DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p713-727.id555

Palabras clave:

Disciplina Eletiva, Metodologia Ativa, Ensino de Ciências

Resumen

Este artigo relata o desenvolvimento de uma disciplina eletiva, que teve como foco a aprendizagem significativa. A disciplina eletiva intitulada “Batalha Ambiental” teve como objetivo, levar os estudantes a refletirem sobre as suas práticas ambientais no cotidiano, e proporcionar reflexões sobre o impacto destas ações no meio ambiente. Esta disciplina foi desenvolvida no primeiro semestre de 2019, na escola CEJA Creuslhi de Souza Ramos (Escola Plena), com carga horária de duas aulas semanais, e contou com um professor regente e mais três colaboradores. Para o desenvolvimento da disciplina, as aulas foram baseadas nas metodologias ativas que buscam melhorar o envolvimento dos estudantes, e proporcionar uma aprendizagem significativa. Neste enfoque, o professor atua como mediador e o estudante torna-se protagonista. Os resultados da disciplina proporcionaram aos estudantes vários momentos de reflexões sobre as suas ações e os impactos delas para o meio ambiente, o que os levou à construção de novos conhecimentos.

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Biografía del autor/a

Jéssica de Oliveira Andrade Borges, IFMT

Professora na Escola Plena, Especialista em Ensino de Ciências (IFMT)

Edinaldo Trindade Gonçalves dos Santos, UCM

Professor na Escola Plena. Especialista em Ensino de Física (Universidade Candido Mendes)

Citas

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Publicado

2019-12-27

Cómo citar

OLIVEIRA ANDRADE BORGES, Jéssica de; GONÇALVES DOS SANTOS, Edinaldo Trindade. DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 4, n.º 2, p. 713–727, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p713-727.id555. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/531. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.