CONTEÚDOS CURRICULARES EM CIÊNCIAS NATURAIS PARA O PLANEJAMENTO DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p700-719.id290Palabras clave:
Ensino de ciências, CTSA, Habilidades em língua portuguesa, Alfabetização científicaResumen
Neste artigo apresentamos uma proposta em Ciências Naturais realizada durante o segundo semestre letivo do ano de 2017 em uma escola da rede pública de São Paulo em um município do interior do Estado. Esta proposta foi realizada no intuito de aproximar o conteúdo científico do cotidiano de alunos matriculados em um 5º ano do Ensino Fundamental para investigar a hipótese de influências geradas por tal aproximação no desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa. Para tanto, foram estabelecidas relações entre o uso desta proposta e o processo de alfabetização científica (AC) na perspectiva de ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA). A análise desta intervenção efetuou-se por indicadores que pudessem demonstrar se a alfabetização científica estaria ocorrendo, bem como na observação do processo de produção textual guiada por bilhetes orientadores. Os resultados demonstraram a possibilidade de articulação entre às duas disciplinas através do planejamento didático considerando o uso de gêneros textuais. As conclusões deste estudo revelam que o planejamento de ensino interdisciplinar através do uso dos gêneros textuais oferece sentido às ciências em suas práticas sociais, assim como, a presença de indicadores de AC como resultado das intervenções feitas pela pesquisa evidencia um estimulo para demonstração de habilidades em ambas disciplinas.
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