INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PELA PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE ESTÁGIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p270-291.id82Palabras clave:
Ensino e Aprendizagem de Ciências, Intervenção Pedagógica pela Pesquisa, Estágio Supervisionado, Sistema CardiovascularResumen
O objetivo do trabalho foi analisar a aplicação, o desenvolvimento e a avaliação de uma intervenção pedagógica sobre o ensino do sistema cardiovascular com aplicação de modelo e a prática com um coração suíno no 8º ano do Ensino Fundamental no âmbito do Estágio Supervisionado. Para isto realizou-se um experimento com 32 estudantes de uma escola pública de Timon/MA, no âmbito do estágio docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) campus Timon. Foram desenvolvidas aulas teóricas e um modelo pedagógico e uma atividade prática anatômica comparada sobre o sistema cardiovascular. A coleta de dados ocorreu por meio de observações do pesquisador, literatura eleita e questionário fechado com os estudantes. Constatou-se que modelos didáticos são ferramentas que possibilitam a compreensão dos aspectos fisiológicos do sistema orgânico com maior facilidade e, que a prática por meio do coração suíno além do contato materializado com o órgão proporcionou a assemelhação dos conceitos com o cotidiano numa relação dialética da teoria com a prática. Concluiu-se que as atividades desenvolvidas dão sentido a teoria e são de suma relevância para a melhoria no ensino de Ciências.
Descargas
Métricas
Citas
ALARCÃO, I. A contribuição da didática para a formação de professores: reflexões sobre o seu ensino. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e Portugal. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia dos organismos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004.
ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de Ciências. Ciência & Educação, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011.
CACHAPUZ, A. F. Investigação em didáctica das Ciências em Portugal: um balanço crítico. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e Portugal. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CARLINI, A. L. E agora: preparar a aula. In: SCARPATO, M. (Org.). Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo, Arvecamp, 2004.
CARVALHO, A M. P.; PÉREZ, D. G. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo; Cortez, 2011.
DELIZOICOV, N. C.; CARNEIRO, M. H. S.; DELIZOICOV, D. O movimento do sangue no corpo humano: do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 443-460, 2004.
FORNAZIERO, C. C.; et al. O ensino da anatomia: integração do corpo humano e meio ambiente. Revista Brasileira de Educação Médica. v. 34, n. 2, p. 290-297, 2010.
KRAPAS, S.; et al. Modelos: uma análise de sentidos na literatura de pesquisa em ensino de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências. v. 2, n.3, p.185-205, 1997.
KRASILCHIK, M. Práticas do ensino de Biologia. São Paulo: EDUSP, 2004.
LABARCE, E. C.; CALDEIRA, A. M. A.; BORTOLOZZI, J. A atividade prática no ensino de Biologia: uma possibilidade de unir motivação, cognição e interação. In: CALDEIRA, A. M. A. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática II: temas sobre a formação de conceitos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
MACÊDO, E. G.; MACÊDO, F. C. S.; CAVALCANTI, A. S. Conceitos de imagem do corpo humano para os conteúdos de Ciências. Revista Científica Mathephys. v.1, n.1, jan./jun., p. 21- 20, 2015.
MACÊDO, F.C.S. Guia Prático para Elaboração de Trabalhos Científicos. Teresina: Ipanema, 2011.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Altas, 2011.
MENDONÇA, C. O.; SANTOS, M. W. O. Modelos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: aparelho reprodutor feminino da fecundação a nidação. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 5., 2011. Anais. São Cristóvão: SE, 2011.
MINAYO, M. C. S. (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MOREIRA, M.A. O que é afinal aprendizagem significativa? Aula Inaugural do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 2012. Qurriculum, La Laguna, Espanha, 2012.
NEVES, M. V. S. Uma nova proposta no ensino da Anatomia Humana: desafios e novas perspectivas. 56f. 2010. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente). Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, 2010.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educação. v. 350, p. 203-218. 2009.
OLIVEIRA, E. Aula prática de ciências: construindo uma maquete do coração. 2016. Disponível em: <http://eliandooliveira.blogspot.com.br/2016/05/aula-pratica-de-ciencias-construindo.html>. Acesso em: 21. ago. 2016.
ORLANDO, T. C.; et al. Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de Biologia Celular e Molecular no Ensino Médio por 10 graduandos de Ciências Biológicas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular. Universidade Federal de Alfenas (MG), 2009.
PAZ, A. M. et al. Modelos e modelizações no ensino: um estudo da cadeia alimentar. Revisa Ensaio, v. 8, n. 2, 2006.
PEREIRA, A. M.; SANTANA, M.; WALDHELM, M. Perspectivas Ciências, 8. São Paulo: Editora do Brasil, 2012.
PEREIRA, H. M. R.; BAPTISTA, G. C. S. Uma reflexão acerca do Estágio Supervisionado na formação dos professores de Ciências Biológicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 7, 2009. Anais. Florianópolis, 2009.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
POUGH; F. H.; JANIS; C. M.; HEISER, J. B. A vida dos vertebrados. Ana Maria de Souza, Paulo Auricchios. [tradução]. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. A aprendizagem e o ensino de Ciências: do desenvolvimento cotidiano ao conhecimento científico. Naila Fretias [tradução]. 5. ed. Porto Alegra: Artmed, 2009.
SETÚVAL, F. A. R.; BEJARANO, N. R. R. Os modelos didáticos com conteúdos de Genética e a sua importância na formação inicial de professores para o ensino de Ciências e Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 7, 2009. Anais. Florianópolis, 2009.
SILVA FILHA; R. T.; SILVA; A. A.; FREITAS, S. R. S. Uma alternativa didática às aulas tradicionais de Ciências: aprendizagem colaborativa e modelização aplicadas ao ensino do sistema urinário. Cadernos de Educação, v.15, n. 31, jul./dez., p. 87-105, 2016. SILVA, M. S. L.; MACHADO, H. A.; BIAZUSSI, H. M. Produção de material didático alternativo para aula prática de Anatomia Humana. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 7., 2012, Palmas. Anais. Palmas: IFTO.
SOUSA JÙNIOR, I.; et al. Métodos de ensino aprendizagem em Anatomia Humana. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE EDUCAÇÂO TECNOLÓGICA, 5., 2010, Maceió. Anais. Palmas: IFAL.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.