O ENSINO DE MITOSE PARA A GERAÇÃO Z: UMA ANÁLISE ENTRE DOIS MÉTODOS

Autores

  • Maurivan Barros Pereira UNEMAT
  • Anderson Fernandes de Miranda UNEMAT

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p255-269.id72

Palavras-chave:

Métodos de ensino, Análises quantitativas, Tecnologias digitais

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar dois métodos de ensino, o tradicional e com as tecnologias digitais, com intuito de averiguar qual deles é o mais apropriado para abordar o conteúdo de mitose. Os dados foram coletados através de pré-teste e pós-teste. De posse dos dados, nota da prova, tanto do pré-teste como do pós-teste os mesmos foram submetidos a análises quantitativa e depois comparados para observar se houve diferença estatisticamente significativa na obtenção de conhecimentos a respeito dos conceitos de mitose nos dois grupos de sujeitos que participaram da pesquisa. Os dados foram rodados no programa estatístico o R. Para as análises dos dados utilizou-se o teste de hipótese t para comparação das notas do pré-teste e posteriormente para das notas do pós-teste. O estudo conclui que as tecnologias digitais são importantes aliadas no ensino, desde que, sejam usadas com planejamento e objetivos bem definidos, elas são capazes de produzir resultados de aprendizagem superior a outras práticas pedagógicas que não envolvem as tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Maurivan Barros Pereira , UNEMAT

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UNEMAT). Docente da Educação Básica (SEDUC)

Anderson Fernandes de Miranda , UNEMAT

Doutor Genética e Melhoramento (UFV). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UNEMAT)

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Publicado

22.12.2017

Como Citar

BARROS PEREIRA , Maurivan; FERNANDES DE MIRANDA , Anderson. O ENSINO DE MITOSE PARA A GERAÇÃO Z: UMA ANÁLISE ENTRE DOIS MÉTODOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 255–269, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p255-269.id72. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/630. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias