IMPACTO DOS MÉTODOS DE ENSINO NAS EQUAÇÕES QUADRÁTICAS

Autores

  • Aleinaid Araujo Estevam Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Suellen Aparecida Greatti Vieira Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Educação matemática, Aprendizagem, Equação polinomial do segundo grau, Bhaskara

Resumo

A matemática é utilizada há milênios até os dias atuais em diversas áreas, cativando pessoas diferentes em tempos diversos, em especial as equações quadráticas, que é estudada nas escolas nos dias atuais. O objetivo desta pesquisa é saber a causa do interesse ou falta dele no estudo de equação do segundo grau nos estudantes do 9º ano do ensino fundamental da cidade Confresa em Mato Grosso. Além disso, busca entender como diferentes métodos têm  impactos nesse interesse e consequentemente na aprendizagem. Para isso, serão utilizados questionários com discentes e docentes, onde os dados serão analisados de maneira qualitativa e quantitativa, esperando-se identificar o que desperta interesse nas equações, a fim de propor estratégias para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

MAICHER NETO, A; CARVALHO, T. O. O Tema de Equações do Segundo Grau como espaço para a Generalização. Revista ENSIN@ UFMS, Três Lagoas, v. 2, número especial, p. 186-209. 2021.

PEDROSO, A. H. Uma breve história da equação de 2° grau.REVISTA ELETRÔNICA DE MATEMÁTICA.REMAT. ISSN 2177-5095. n 2°, p 1-13. 2010.

PEREIRA, F. F. ;PROENÇA, M. C. DE. Resolução de problemas e o ensino de equações do 2° grau. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 26, n. 1, p.668-690, 30 abr. 2024.

Downloads

Publicado

20.12.2024

Como Citar

Estevam, A. A., & Vieira, S. A. G. (2024). IMPACTO DOS MÉTODOS DE ENSINO NAS EQUAÇÕES QUADRÁTICAS. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(2). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/1105

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>