IMPACTO DOS MÉTODOS DE ENSINO NAS EQUAÇÕES QUADRÁTICAS
Palavras-chave:
Educação matemática, Aprendizagem, Equação polinomial do segundo grau, BhaskaraResumo
A matemática é utilizada há milênios até os dias atuais em diversas áreas, cativando pessoas diferentes em tempos diversos, em especial as equações quadráticas, que é estudada nas escolas nos dias atuais. O objetivo desta pesquisa é saber a causa do interesse ou falta dele no estudo de equação do segundo grau nos estudantes do 9º ano do ensino fundamental da cidade Confresa em Mato Grosso. Além disso, busca entender como diferentes métodos têm impactos nesse interesse e consequentemente na aprendizagem. Para isso, serão utilizados questionários com discentes e docentes, onde os dados serão analisados de maneira qualitativa e quantitativa, esperando-se identificar o que desperta interesse nas equações, a fim de propor estratégias para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
MAICHER NETO, A; CARVALHO, T. O. O Tema de Equações do Segundo Grau como espaço para a Generalização. Revista ENSIN@ UFMS, Três Lagoas, v. 2, número especial, p. 186-209. 2021.
PEDROSO, A. H. Uma breve história da equação de 2° grau.REVISTA ELETRÔNICA DE MATEMÁTICA.REMAT. ISSN 2177-5095. n 2°, p 1-13. 2010.
PEREIRA, F. F. ;PROENÇA, M. C. DE. Resolução de problemas e o ensino de equações do 2° grau. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 26, n. 1, p.668-690, 30 abr. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.