A PERCEPÇÃO DE EDUCADORES E ESTUDANTES SOBRE O USO DA CALCULADORA

Autores

  • Caren Inácia da Costa Rodrigues Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Suellen Aparecida Greatti Vieira Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Calculadora, Ferramenta de Ensino, Matemática, Discentes, Docentes

Resumo

Não é de hoje que o ensino de matemática enfrenta desafios constantes para encontrar abordagens pedagógicas mais eficazes, para promover a compreensão e o domínio dos conceitos matemáticos, principalmente no contexto do ensino fundamental, onde são estabelecidas as bases do raciocínio matemático. Este estudo busca analisar a percepção de professores e alunos sobre o uso da calculadora como ferramenta pedagógica no ensino de matemática. Com base em debates teóricos sobre aprendizagem ativa e o impacto das tecnologias educacionais, busca identificar os benefícios e desafios dessa prática. Utilizando uma abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos, a pesquisa irá investigar por meio de bibliografias e questionários as opiniões dos docentes e discentes sobre o tema. Onde espera-se compreender a percepção tanto dos professores, quanto dos alunos, visando aperfeiçoar as práticas educativas e desenvolver estratégias de ensino mais eficientes.

Referências

BESSA, J. B. R. O uso da calculadora em sala de aula. Ufpb.br, 2014.

GODOY, S. Uso da calculadora nas aulas de Matemática: possibilidades e percepção de licenciandos e professores. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/items/c5e7d20d-7a7a-4a21-8f33-7d449e8c6d98>. Acesso em: 6 dez. 2024.

LIMA, M. F. DE; ARAÚJO, J. F. S. DE. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. Revista Educação Pública, v. 21, n. 23, 22 jun. 2021.

SELVA, A. C. V. ; BORBA, R. E. S. R. O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

Downloads

Publicado

20.12.2024

Como Citar

Rodrigues, C. I. da C., & Vieira, S. A. G. (2024). A PERCEPÇÃO DE EDUCADORES E ESTUDANTES SOBRE O USO DA CALCULADORA. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(2). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/1107

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>