EQUIDADE DE GÊNERO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE AS DESISTÊNCIAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMT CAMPUS CONFRESA

Autores

  • Jefferson Luna da Silva Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Suellen Aparecida Greatti Vieira Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Educação Matemática, Equidade de gênero, Empoderamento

Resumo

Uma das pautas mais importantes da atualidade é o empoderamento feminino, cujo objetivo é promover a mulher, sua força, seu poder e sua participação na sociedade. Para tanto, é necessária uma luta diária, onde mulheres precisam mostrar que são capazes de executar as mesmas ações que os homens perante a sociedade. Por esse motivo, discussões sobre tais assuntos ainda são necessárias e de extrema importância. Nesse sentido, observa-se que no primeiro ano do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Campus Confresa, ingressaram um total de 27 discentes, sendo 13 mulheres e 14 homens e que, no decorrer do primeiro semestre, desistiram 5 mulheres e 2 homens. Dessa forma, o intuito dessa pesquisa é de analisar e entender os fatores que influenciaram essas desistências, não só do primeiro ano como também no desenvolvimento do curso, a fim de entender o perfil dos ingressantes e dos desistentes, que em sua maioria são mulheres, verificar o que as tornam um alvo propenso a desistência, e propor condições de permanência para que as mesmas consigam concluir o curso com êxito e ingressar no mercado de trabalho com todos os seus direitos conquistados, mostrando assim que não existem diferenças entre um homem e uma mulher no mercado de trabalho e no ramo social.

Referências

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Publicado

20.12.2024

Como Citar

Silva, J. L. da, & Vieira, S. A. G. (2024). EQUIDADE DE GÊNERO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE AS DESISTÊNCIAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMT CAMPUS CONFRESA. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(2). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/1116

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