Editores de planilhas como estratégia de ensino em matemática
Palavras-chave:
Educação Matemática, Editores de planilhas, TecnologiaResumo
As pessoas estão cada vez mais conectadas com a tecnologia não só na vida profissional como também na vida pessoal. Os equipamentos eletrônicos fazem parte do cotidiano e facilitam a execução de diversas tarefas, uma vez que são rápidos e eficientes. No ambiente escolar isso não é diferente, é visível que tanto os professores quanto os discentes estão sempre em uso de celulares, computadores, projetores e outras máquinas, a fim de facilitarem o rendimento acadêmico. No entanto, tais equipamentos não podem ser usados apenas como ferramenta de pesquisa ou entretenimento, pois possuem uma série de ferramentas e aplicativos que podem aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, em especial, o aprendizado em matemática. Além disso, tornar o ensino em matemática um processo atrativo para os discentes, sempre representou um desafio aos professores de matemática. Nesse sentido, usar as ferramentas tecnológicas pode se tornar um grande aliado para chamar a atenção dos alunos. Dessa forma, este trabalho tem como proposta utilizar os editores de planilhas como uma ferramenta para explorar conceitos matemáticos de forma interativa e envolvente para alunos do ensino médio, onde serão desenvolvidas simulações e atividades que permitam aos alunos experimentarem e visualizarem conceitos matemáticos, tais como análise de dados, funções, gráficos, sequências, resoluções de equações e tópicos de geometria e de estatística. Este trabalho visa proporcionar aos alunos uma abordagem prática para a aprendizagem de conceitos matemáticos, estimulando seu interesse e compreensão da matemática através de programações simples em aplicativos de edição de planilhas. Essa aproximação despertará interesse em aprender matemática, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de um pensamento crítico positivo considerando que resulta da comparação prática à disciplina. No longo prazo em mundo cada vez mais tecnológico de editores de planilhas como estratégia de ensino contribua para o conhecimento da matemática dos alunos, melhorando seus resultados, ensino superior e do mercado de trabalho. Na capacidade de utilizar ferramentas tecnológicas para analisar dados, resolver problemas complexos e tomar decisões se tornará uma competência valiosa para os estudantes em suas trajetórias profissionais e acadêmicas futuras. Portanto, o investimento de editores de planilhas como estratégia de ensino tem o potencial de promover uma mudança significativa na forma como a matemática é ensinada e aprendida. Ao oferecer uma abordagem inovadora e envolvente, espera-se que este trabalho contribua efetivamente para o aprimoramento do ensino de matemática e proporcione aos alunos uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades matemáticas essenciais em um mundo cada vez mais tecnológico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Weber Claudio de Jesus, Suellen Aparecida Greatti Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.