O lúdico como estratégia para o ensino de frações
Palavras-chave:
Educação matemática, Jogos matemáticos, FraçõesResumo
As frações estão presentes nas mais diversas e variadas situações do nosso cotidiano, como por exemplo, em receitas, ao repartirmos uma pizza, uma dívida ou um lucro, ao analisar o tanque de combustível, para compreender informações geográficas, para fazer análises estatísticas de jogos, entre outras. Devido à sua extrema importância, elas são consideradas como um conhecimento básico e fundamental da matemática que começa a ser abordado no ensino fundamental e continua aparecendo até o ensino superior, uma vez que, ao estudar assuntos como equações, sistemas, funções, porcentagem, regra de três, derivada, análises estatísticas e combinatórias, sempre acaba recaindo em uma fração. Nesse sentido, observa-se que os discentes não só do ensino fundamental, como também do ensino médio e superior, em especial nos cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do campus Confresa, apresentam dificuldades em desenvolver atividades e problemas que envolvam frações, muitas vezes por não terem aprendido de maneira significativa ou por não compreenderem o significado desse conceito tão importante, criando uma certa aversão pelas frações. Dessa forma, a fim de melhorar o entendimento e a habilidade com frações, os objetos lúdicos podem ser uma abordagem divertida e eficaz para isso, pois facilitam a visualização, tornam o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e contribuem ainda com o desenvolvimento social dos discentes. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar e apresentar jogos físicos e digitais que contribuam de maneira significativa para um melhor desempenho com as frações, permitindo o aluno ser o protagonista no processo de ensino e aprendizagem, criando estratégias de investigação, solucionando problemas, estabelecendo padrões, desenvolvendo seu raciocínio lógico, sua criatividade e habilidades com o tema proposto, além de analisar e aprender com seu próprio erro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jhonyclei Bontempo Oliveira, Suellen Aparecida Greatti Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.