Metodologias de Ensino de Fração para 6° ano

Autores

  • Janaina Silva Santos Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Fração; Numerador; Denominador.; Operações; Geométricas.

Resumo

O ensino de fração para o ensino fundamental é de grande importância para a vida do aluno em ambiente escolar e preparatório para a vida adulta e profissional. Visando o aprendizado de fração para o conceito, teoria e prática. Já que os alunos encontram dificuldades em conciliar entre sala de aula e cotidiano, assim, se deve relacionar o ensino de fração com objetos físicos e situações de seu dia-a-dia, para melhorar sua compreensão. A fração é a representação da parte inteira de algo, é demonstrada em um número denominado numerador que fica em cima representando a parte inteira, e é dividido por outro número denominado denominador representa em quantas partes é subdividido, podendo ser representada pelo conjunto de números reais, sendo iguais ou diferentes entre si, e também pode-se ser um número natural, inteiro. As frações são classificadas da seguinte forma: própria, imprópria, aparente, equivalente, irredutível e mista. Podendo envolver as quatro operações, adição, subtração, multiplicação e a divisão entre frações. Entretanto, há a utilização de conteúdo de maneira lúdica para melhorar entendimento do aluno no ensino de frações, para que ele possa conciliar a forma abstrata para o que está em seu cotidiano. Podendo se utilizar de jogos para a introdução, concretização e reforço do conteúdo de frações, neste trabalho será utilizado o jogo de Dominó das Frações, que tem como objetivo pedagógico demonstrar o conceito da fração, sua representação fracionária, e a leitura e escrita da mesma. O jogo conterá propostas de frações em sua forma fracionária, escrita e representação geométrica.  O jogo será contido em encaixar as frações com sua forma fracionária correspondente ou escrita com sua representação geométrica, o jogo conterá 28 peças, que poderá ser jogado por 2 a 4 pessoas, tendo como objetivo zerar o seu número de peças antes de seu(s) adversário(s). Portanto, visar o aprendizado em fração de forma clara e objetiva, para que o aluno tenha uma melhor compreensão do conteúdo abordado é que possa conciliar com seu cotidiano. A utilização de uma atividade lúdica como o jogo que foi abordado, para que se possa observar de forma ampla a correlação das representações geométricas com suas respectivas frações, tornando-se uma dinâmica interativa. Assim, tendo uma visão geral do aprendizado dos alunos, e buscando formas de melhor aplicar o conteúdo de maneira que facilite esta aprendizagem dentro de sala de aula. E aperfeiçoando este conhecimento no ambiente ao qual está inserido, seja, quadra, sala, mercados entre outros, para que este aluno busque essas representações no seu cotidiano.

Downloads

Publicado

23.07.2024

Como Citar

Santos, J. S., & Lopes, T. B. (2024). Metodologias de Ensino de Fração para 6° ano. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/967

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>