A abordagem do ensino de porcentagem para alunos do ensino médio

Autores

  • Fernanda Andressa de Souza Cruz Nobre Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Matemática, estratégias de ensino, porcentagem.

Resumo

A presente pesquisa aborda a importância da porcentagem no cotidiano e na matemática financeira, identificando desafios enfrentados pelos estudantes. Utilizando referências teóricas de Almeida Netto (2016) e Tavares (2011), propõe-se integrar conteúdos de porcentagem com frações e números decimais. O método inclui revisão bibliográfica e análise de dificuldades de aprendizagem. Resultados destacam a necessidade de estratégias de ensino mais eficazes para promover compreensão e aplicação prática do conceito. O estudo visa contribuir para a formação de professores e melhorar o desempenho dos alunos em matemática, preparando-os para decisões financeiras informadas.

Referências

ALMEIDA NETTO, Avelino Leite. A resolução de questões sobre porcentagem por alunos do ensino médio. Universidade Federal da Paraíba, Joao Pessoa, dez, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15009. Acesso em 12 nov. 2023.

LARANJEIRA, André Vales. Ensino de porcentagem por meio de atividades. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/559512/1/Andr%C3%A9%20Vales%20Laranjeira.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

SANTOS, Martielle Soledade Souza; NOUR, Alfredo Dib. Educação financeira: aprendizagem de progressões geométricas aplicadas aos juros compostos na perspectiva da educação matemática crítica. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 1, p. 45–64, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p45-64.id607

SILVA, Marisa do Carmo Pacoff da. Noções de Matemática Financeira com foco em educação financeira: versão para o aluno. Brasília, 28 abr. 2017.

Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/205203/2/EBOOK_ALUNO_OK.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

TAVARES, Mileni de Quadros. Matemática Financeira: uma nova abordagem para porcentagem e juros. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, 2011.

Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/31571/000783428.pdf?sequence=. Acesso em 12 nov. 2023.

Downloads

Publicado

23.07.2024

Como Citar

Nobre, F. A. de S. C., & Lopes, T. B. (2024). A abordagem do ensino de porcentagem para alunos do ensino médio. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/981

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4