O ensino de matemática através de jogos virtuais

Autores

  • Sergio Silva Santos Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Ensino de matemática. Jogos virtuais. Engajamento dos alunos. Aprendizagem colaborativa.

Resumo

Alunos do ensino fundamental frequentemente acham as aulas de matemática complicadas e difíceis de aprender. Isso pode ser resultado de um ensino fragmentado e descontextualizado, focado na memorização e abstração, o que dificulta o aprendizado significativo e a aplicação prática. Um dos desafios para os professores é manter os alunos engajados e motivados e a tecnologia, especialmente os jogos virtuais, pode ser uma solução eficaz e envolvente para ensinar matemática, promovendo uma aprendizagem colaborativa e interativa. Este projeto visa identificar jogos educativos online que fortaleçam habilidades matemáticas, especialmente em operações com frações, e incentivar o pensamento crítico. A pesquisa será bibliográfica, utilizando fontes acadêmicas para criar um catálogo de jogos virtuais que auxiliem tanto alunos quanto professores no ensino da matemática.

Referências

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. O Aplicativo Kahoot Na Educação: Verificando

Os Conhecimentos Dos Alunos Em Tempo Real. 2017. Disponível em:

https://fatecead.com.br/ma/artigo01.pdf. Acesso em: 04 nov. 2023.

Gil, Antônio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa / Antônio Carlos Gil. – 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002.

MESQUITA, Fabriny Aparecida Souza. Gamificação No Ensino De Matemática:

Revisãoacerca Do Uso Da Plataforma Kahoot! No Ensino fundamental. 2023.

Disponível em:https://periodicos.ifg.edu.br/riepex/article/view/56/128. Acesso em: 04 nov. 2023.

MASLOWSK, Rogério José et al. O ensino da matemática através de jogos. 2017.

Disponível em:

https://san.uri.br/sites/anais/ciecitec/2017/resumos/comunicacao/trabalho_2886.pdf.

Acesso em: 09 nov. 2023.

SCOLARO, Joelma Kominkiewicz. SaaS De Aula Invertida: Ensinagem Dos Sistemas

De Equações Polinomiais Do 1º Grau No Oitavo Ano Do Ensino Fundamental. 2020.

Disponível em:http://tede.upf.br/jspui/bitstream/tede/1951/2/2020JoelmaKominkiewiczScolaro.pdf. Acesso em: 05 nov. 2023.

AUMGARTEL, P.O uso de jogos como metodologia de ensino da Matemática. [s.l:

B s.n.]. Disponível em: <http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd2_priscila_baumgartel.pdf>.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e

jogos no Ensino da Matemática. [s.l: s.n.]. Disponível em:

<https://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/14062012_curso_47_e_51__matematica_-_emersom_rolkouski_-_texto_1.pdf>.

Downloads

Publicado

23.07.2024

Como Citar

Santos, S. S., & Lopes, T. B. (2024). O ensino de matemática através de jogos virtuais. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/987

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>