APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS COM A ESCRITA HISTORIOGRÁFICA TRADICIONAL E ATUALIZADA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p406-417.id236

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Livro didático, Escrita da história da matemática

Resumo

Resumo: A história da matemática como campo de investigação cientifica tem possibilitado, por meio da observação e análise em tratados históricos que carregam em seu conteúdo e contexto uma gama de informações, a produção de narrativas historiográficas das quais são elencados desdobramentos para o ensino. Tal fato tem ocorrido a partir do pressuposto de que a incorporação de elementos da história em sala pode fornecer subsídios ao processo de ensino e aprendizagem. Visto isso, mediante a proximidade com a educação básica, em especial com o ensino médio, desenvolveu-se esse estudo na tentativa de identificar a aproximação das escritas baseadas na história da matemática presentes em livros didáticos do ensino médio com as vertentes historiográficas tradicional e atualizada. Nessa perspectiva, a pesquisa ora realizada foi de cunho qualitativa documental com uma contribuição bibliográfica. Verificou-se nesse estudo que os textos, em que informações da história são elucidadas, possuem características que condizem com a vertente historiográfica tradicional. Em nenhuma das alusões feitas à história foi possível observar um domínio de características que a indicasse como próxima a uma escrita da história nos moldes da vertente atualizada.Palavras-chave: Ensino de matemática. Livro didático. Escrita da história da matemática. Abstract: Tradução do resumo para o Inglês. The history of mathematics as a field of scientific investigation has made possible through observation and analysis in treaties and / or works that carry in their content and context a range of information to the production of some historiographical narratives, of which they are sometimes listed and / or some of its implications for teaching. This fact has occurred from the assumption that the incorporation of elements of the story into room may possibly provide subsidies to the teaching and learning process. Given this, and through proximity to basic education, especially with secondary education, this study was developed in an attempt to identify the approximation of the writings based on the history of mathematics present in high school textbooks with the traditional and updated historiographic aspect. From this perspective, the research carried out was qualitative documentary with a bibliographical contribution. It was mentioned in this study that the texts, in which information of the story are elucidated, have characteristics that correspond to the traditional historiographic aspect, in none of the allusions made history was it possible to observe a domain of characteristics that indicated it as close to a writing of history in the molds of the updated slope.Keywords: Teaching mathematics. Textbook. Math history writing.

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Biografia do Autor

Francisco Wagner Soares Oliveira, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE), especialista em Metodologia do ensino de matemática e física pela Universidade Candido Mendes (2018), graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Canindé (2017). Possui experiência como docente em matemática no Colégio Estadual Nazaré Guerra e como bolsista de iniciação à docência do Pibid de Matemática do IFCE Campus Canindé. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE).

Eugeniano Brito Martins, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Jaguaribe.

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Jaguaribe. Especialista em Ensino de Matemática (UECE) e Planejamento Educacional (UVA-CE). Graduado em Estatística (UFC), Licenciado em Matemática (UECE), Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE, Campus Fortaleza. Pesquisando sobre História da Matemática, Instrumentos e artefatos históricos de matemática; formação de professores no Ensino de 

Siziê Maria de Albuquerque, Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFCE

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFCE, possui graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Estadual do Ceará (2007), pós graduação em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA pelo Instituto UFC Virtual (2015). Tem experiência na área do Ensino de Matemática, com ênfase na articulação entre a história e o ensino da matemática. Além de desenvolver trabalhos que trazem a pesquisa como princípio educativo, por meio do acompanhamento pedagógico junto a professores e estudantes da Educação Básica.

Ana Carolina Costa Pereira, Atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é pós-doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e coordenadora de curso de Licenciatura em Matemática da UECE/UAB. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, História da Educação Matemática e Formação de Professores de Matemática. Coordenadora Local do XIII Seminário Nacional de História da Matemática.

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Publicado

2018-12-26
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Como Citar

OLIVEIRA, F. W. S.; MARTINS, E. B.; ALBUQUERQUE, S. M. de; PEREIRA, A. C. C. APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS COM A ESCRITA HISTORIOGRÁFICA TRADICIONAL E ATUALIZADA. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 406-417, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p406-417.id236. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/236. Acesso em: 16 ago. 2022.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias