LER É CIVILIZADO, ESCREVER É BÁRBARO: CONSTRUÇÕES TEXTUAIS COM ADOLESCENTES APRENDENTES EM TEMPOS PANDÊMICOS
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n3.e094.id1291Palavras-chave:
Ensino Emergencial, Produção de Textos, Sequência DidáticaResumo
De repente, não mais que de repente, fez-se necessário o ensino emergencial virtual, de noite para um dia, não mais presença pessoalizada nas interações face a face, corporificadas em sala de aula. Ante a conjuntura ensejada pelo pandêmico, como mobilizar discentes adolescentes para produzirem textos, excogitarem e se apropriarem do próprio processo de escrita? Da necessária e urgente resposta a esta indagação erigiu-se a experiência narrada aqui. Buscou-se, por meio de uma sequência didática, co-construir com estudantes do Ensino Médio integrado a Cursos Técnicos, artigos de opinião de modo que com a edição, reescrita, apropriação metalinguística e publicitação, ensejaram a produção de vídeos compartilhados em diferentes redes sociais. A produção enunciada foi factível porque as relações docente/discentes se ampliaram e adquiriram o propósito político, converteu-se em ato político com vistas a alcançar outros adolescentes aprendentes em contextos de escolas públicas.
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