CONTRIBUIÇÕES DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO PROEJA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e031.id1362

Palavras-chave:

Língua Inglesa, Proeja, Aplicativo Móvel

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo compreender as possíveis contribuições de um aplicativo móvel para o ensino e a aprendizagem da Língua Inglesa no PROEJA. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a observação direta, o questionário e o diário de campo, sendo a pesquisa realizada com alunos do ensino médio integrado na modalidade EJA de um Instituto Federal. Os dados foram analisados sob a perspectiva de Bardin (2016), através da qual emergiram três categorias finais, quais foram: i) o processo de ensino e aprendizagem da LI e as contribuições das TICs; ii) o aplicativo móvel no contexto dos fatores emocionais; iii) uma nova forma de ensinar e aprender inglês. Constatou-se, assim, que o uso educacional do aplicativo contribuiu para a manutenção e elevação de fatores como: segurança, motivação e autoestima, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e atrativo.

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Biografia do Autor

Maria Lucilene Menezes Umbelino, IFAM

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Técnica do laboratório de Ciências do Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Cirlande Cabral da Silva, IFAM

Pós Doutorado em Educação em Ciência, Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPF/IFAM)

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

MENEZES UMBELINO, Maria Lucilene; CABRAL DA SILVA, Cirlande. CONTRIBUIÇÕES DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO PROEJA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e031, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e031.id1362. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/281. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias

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