O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS RELAÇÕES ENTRE AS TEORIAS MATEMÁTICAS E AS APLICAÇÕES PRÁTICAS NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES: UM OLHAR DE UM GRUPO DE PROFESSORAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p8-27.id563

Resumo

Neste artigo são abordados os resultados parciais da pesquisa desenvolvida na Pós-Graduação lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática. A questão-problema que tangenciou o processo de pesquisa foi: Os professores que ensinam matemática, participantes da pesquisa, abordam as relações entre as teorias matemáticas e as aplicações práticas existentes no cotidiano dos estudantes e consideram que adquiriram essa competência e habilidade durante a licenciatura que cursaram? Assim, objetivou-se analisar se os professores de Matemática abordam, em suas ações pedagógicas, as relações entre as teorias matemáticas e as aplicações práticas existentes no cotidiano e se consideram que adquiriram essa competência e habilidade durante a licenciatura que cursaram. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com dados coletados através de um questionário aplicado a um grupo de cinco professoras que ensinavam Matemática na Educação Básica, as quais eram graduadas na licenciatura em Matemática da UNEMAT/ Cáceres e cursavam a referida Pós-Graduação lato sensu em que a pesquisa foi realizada. Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino-aprendizagem; Relação Teoria-Prática; Currículo de Matemática da Educação Básica.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Loriége Pessoa Bitencourt, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professora Efetiva Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.Lotada na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológica - FACET, no Curso de Licenciatura Plena em Matemática da UNEMAT/Cáceres. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, na Linha de Pesquisa: Educação em Ciências e Matemática. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do SUl - UFRGS, na Linha de Pesquisa: Universidade: Teoria e Prática. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GRUEPEM) e líder do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Formação e Docência (GFORDOC).Docente Pesquisadora do Quadro de Docentes Permanente no Programa de Pós-Graduação em EDucação - PPGEdu/UNEMAT, na linha de Pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas. 

Amanda Escobar da Silva, Professora da Rede de Educação Básica - SEDUC/Mato Grosso

Garduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - Campus Universitário "Jane Vanini" - Cáceres.Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela UNEMAT.Professora da Rede Pública Estadual do Estado de Mato Grosso - SEDUC.

Publicado

2020-05-01
Métricas
  • Visualizações 780
  • PDF downloads: 539

Como Citar

BITENCOURT, L. P.; SILVA, A. E. da. O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS RELAÇÕES ENTRE AS TEORIAS MATEMÁTICAS E AS APLICAÇÕES PRÁTICAS NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES: UM OLHAR DE UM GRUPO DE PROFESSORAS. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 8-27, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p8-27.id563. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/563. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias