FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE À SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES EM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e051.id1069

Palavras-chave:

Formação Inicial, Formação Continuada, Ensino de Matemática

Resumo

Esta pesquisa partiu das questões norteadoras: Quais as dificuldades encontradas por docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental frente à disciplina de matemática? De que maneira estas dificuldades podem ser superadas? Assim, teve como objetivoidentificar as dificuldades encontradas por professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental frente à disciplina de matemática, destacando de que modo foram superadas. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário para 07 docentes atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e analisados à luz da Análise de Conteúdo. Emergiram 03 categorias: (C1) Relatos das vivências pessoais em relação à disciplina de matemática; (C2) Superação das dificuldades em matemática; (C3) Sugestões acadêmicas para a formação docente. A partir dos resultados encontrados, verificou-se que a formação continuada, a troca de experiências e a disponibilidade de materiais que abordam os conteúdos matemáticos são fatores que afetaram diretamente a superação das dificuldades com a disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hemilyn da Silva Meneguete, UEL

Master’s student in Science Teaching and Mathematics Education (UEL) Student of the Graduate Program in Science Teaching and Mathematics Education (PECEM/UEL)

Nathália Hernandes Turke , UEL

Doctoral student in Science Teaching and Mathematics Education (UEL) Professor of the Graduate Program in Science Teaching and Mathematics Education (PECEM/UEL)

Marinez Meneghello Passos, UNESP

Doctorate in Education for Science (UNESP) Senior Professor at the State University of Londrina (UEL), linked to the Graduate Program in Science Teaching and Mathematics Education (PECEM), Teaching (PPGEN/UENP), Science Teaching and Mathematics Education (PECEM), Graduate Program in Teaching (PPGEN/UENP)

Referências

ARAÚJO, Viviane Raupp Nunes de; CARDOSO, Eloir Fátima Mondardo. Interferências pedagógicas na superação de dificuldades da aprendizagem matemática. UNIrevista, São Leopoldo, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2006.

ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanello; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de; PADILHA, Augusta; VIGNOTO, Juliana. O ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14, 2015, Chiapas. Anais[...]. Chiapas, México, 2015. Available at: http://ciaem-redumate.org/memorias-ciaem/xiv/pdf/Vol13Nuevos_Relacion.pdf. Accessed on: 25 mar. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República. 1996. Available at: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Accessedon: 16 may. 2021.

COSTA, Jaqueline de Moraes; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; COSTA, Ercules. A formação para matemática do professor de anos iniciais. Ciência &Educação, Bauru, v. 22, n. 2, p. 505-522, 2016.https://doi.org/10.1590/1516-731320160020014. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320160020014

CUNHA, Deise Rôos. A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: relações entre a formação inicial e a prática pedagógica. 2010. 107 p. Dissertation (Mastersin Science and Mathematics Education) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

D’AMBROSIO,Ubiratan. Transdisciplinaridade. 2.ed. São Paulo: Palas Athena, 1997.

GATTI, Bernadete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31 n.113, p. 1355-1379, 2010.https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LIMA, Vanda Moreira Machado. A complexidade da docência nos anos iniciais na escola pública. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 22, n. 23, p. 148-166, 2012. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1767 DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1767

LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira; SILVA, Diaine Susara Garcez da; VAZ, Halana Garcez Borowsky; FRAGA, Laura Pippi. Professoras que ensinam matemática nos anos iniciais e a sua formação. Linhas Críticas, Brasília, v. 18, n. 35, p. 87-106, 2012. https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3842 DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3842

LORENCINI JÚNIOR, Álvaro. As demandas formativas do professor de Ciências. In: CAINELLI, Marlene Rosa; SILVA, IleiziFiorelli. O estágio na licenciatura: a formação de professores e a experiência interdisciplinar na Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2009, p. 21-42.

MENDES, Flavio Martins de Souza; FONSECA, Karina de Andrade; BRASIL, Julia Alves; ARAÚJO, Maristela-Dalbello. Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 32, n. 1, p. 174-187, 2012.https://doi.org/10.1590/S1414-98932012000100013 DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932012000100013

NEPOMUCENO, Camila Patrícia; BRIDI, Jamile Cristina Ajub. O papel da escola e dos professores na educação de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. RECE: revista eletrônica de ciências de educação, Campo Largo, v. 9, n. 1, p. 25-38, 2010.

NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. 2.ed. Lisboa: PublicaçõesDom Quixote, 1995.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Matemática. Curitiba: Secretaria de Educação do Paraná. 2008. Available at: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_mat.pdf. Accessed on: 25 mar. 2021.

SADOVSKY, Patrícia. Ensino de Matemática hoje: enfoques, sentidos e desafios. São Paulo: Ática, 2007.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.p. 15-33.

SILVA, Edna Lúciada; MENEZES, EsteraMuszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

SILVA, Ana Maria; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. A relevância da Formação Continuada do(a) professor(a) de Educação Infantil para uma prática reflexiva. In: JORNADA DE DIDÁTICAS: DESAFIOS PARA A DOCÊNCIA, 3, 2014, Londrina. Anais[...].Londrina: CEMAD, 2014.Available at: encurtador.com.br/tBCG2. Accessed on: 25 mar. 2021.

TRINDADE, Patrícia de Campos Corrêa. As atitudes em relação à Matemática dos professores das séries inicias. 2004. 115 p. Belém. Dissertation (Mastersin Science and Mathematics Education) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2004. Available at: encurtador.com.br/gjnR0. Accessed on: 25 mar. 2021.

VILA, Antoni; CALLEJO, Maria Luz. Matemática para aprender a pensar: o papel das crenças na resolução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Publicado

31.08.2021

Como Citar

SILVA MENEGUETE, Hemilyn da; HERNANDES TURKE , Nathália; MENEGHELLO PASSOS, Marinez. FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE À SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES EM MATEMÁTICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e051, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e051.id1069. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/339. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias