FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE À SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES EM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e051.id1069

Palavras-chave:

Formação Inicial, Formação Continuada, Ensino de Matemática

Resumo

Esta pesquisa partiu das questões norteadoras: Quais as dificuldades encontradas por docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental frente à disciplina de matemática? De que maneira estas dificuldades podem ser superadas? Assim, teve como objetivoidentificar as dificuldades encontradas por professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental frente à disciplina de matemática, destacando de que modo foram superadas. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário para 07 docentes atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e analisados à luz da Análise de Conteúdo. Emergiram 03 categorias: (C1) Relatos das vivências pessoais em relação à disciplina de matemática; (C2) Superação das dificuldades em matemática; (C3) Sugestões acadêmicas para a formação docente. A partir dos resultados encontrados, verificou-se que a formação continuada, a troca de experiências e a disponibilidade de materiais que abordam os conteúdos matemáticos são fatores que afetaram diretamente a superação das dificuldades com a disciplina.

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Biografia do Autor

Hemilyn da Silva Meneguete, UEL

Master’s student in Science Teaching and Mathematics Education (UEL) Student of the Graduate Program in Science Teaching and Mathematics Education (PECEM/UEL)

Nathália Hernandes Turke , UEL

Doctoral student in Science Teaching and Mathematics Education (UEL) Professor of the Graduate Program in Science Teaching and Mathematics Education (PECEM/UEL)

Marinez Meneghello Passos, UNESP

Doctorate in Education for Science (UNESP) Senior Professor at the State University of Londrina (UEL), linked to the Graduate Program in Science Teaching and Mathematics Education (PECEM), Teaching (PPGEN/UENP), Science Teaching and Mathematics Education (PECEM), Graduate Program in Teaching (PPGEN/UENP)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

SILVA MENEGUETE, Hemilyn da; HERNANDES TURKE , Nathália; MENEGHELLO PASSOS, Marinez. FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE À SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES EM MATEMÁTICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e051, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e051.id1069. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/339. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias