LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM DISSERTAÇÕES E TESES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e068.id1215

Palavras-chave:

Ciências da Natureza, Educação do Campo, Licenciatura em Educação do Campo

Resumo

Este estudo tem como objetivo mapear a produção científica de dissertações e teses que abordam sobre Licenciatura em Educação do Campo nas Ciências da Natureza. Trata-se de uma pesquisa de levantamento bibliográfico, a qual foi desenvolvida por meio da consulta na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Obteve-se, como resultado, 15 trabalhos, sendo 11 pesquisas de mestrado e 4 de doutorado. Os trabalhos foram caracterizados e identificou-se que a região Sul apresentou mais publicações, a maior parte dos trabalhos pertencem aos programas de pós-graduação da área de Educação. A análise das palavras-chaves possibilitou identificar que a maior ocorrência foi ao termo “Educação do Campo”, presente em quase todas as pesquisas. Cabe ressaltar, que apesar de os resultados apontarem crescimento das pesquisas acerca da Educação do Campo e Ciências da Natureza, é necessário maior espaço na literatura quanto à temática em questão, sendo fundamental o incentivo de pesquisas na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Keiciane Canabarro Drehmer Marques, UFSM

Doutorado em Educação em Ciências (UFSM) Professora conteudista da Universidade Franciscana (UFN) e técnica em laboratório/biologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Referências

AUAREK, Wagner Ahmad; SILVA, Penha Souza. Impacto do Curso de Especialização na prática pedagógica dos formadores em Ciências da Natureza e da Matemática. In: MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar Volume II. Editora Universidade de Brasília, 2017. p. 377-393.

BRICK, Elizandro Maurício; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da; DELIZOICOV, Demétrio. Paulo Freire: interfaces entre ensino de ciências naturais e educação do campo. In: MOLINA, Mônica Castagna (Org). Licenciaturas em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do Trabalho docente interdisciplinar. Brasília: MDA, 2014. p. 23-59.

BRITTO, Néli Suzana. Formação de professores e professoras em Educação do campo por área de conhecimento – Ciências da Natureza e Matemática. In: MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Moura (Orgs). Licenciaturas em Educação do Campo: Registros e Reflexões a partir das Experiências Piloto. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2011. p. 165-178.

BRITTO, Néli Suzana; SILVA, Thais Gabriella Reinert da. Educação do Campo: formação em ciências da natureza e o estudo da realidade. Educação & Realidade, v. 40, n. 3, p. 763-784, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/vwzqfhSrZZTwZrbZGQFqMQS/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: 12 mai. 2021. https://doi.org/10.1590/2175-623645797 .

CALDART, Roseli Salete. Licenciatura em Educação do Campo e projeto formativo: qual o lugar da docência por área? In: MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Moura (Orgs.). Licenciaturas em Educação do Campo, Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. p. 95-121.

CARVALHO, Cristiene Adriana da Silva. Representações sociais das práticas artísticas na atuação de professores do campo. 2018. 328f. (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AW7MEQ/1/tese_cristiene_adriana_da_silva_carvalho.pdf. Acesso em 12 mar. 2021.

CHASSOT, Attico. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008.

COAN, Cherlei Marcia; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa. Produção de Conhecimento sobre as Licenciaturas em Educação do Campo: uma análise em teses e dissertações. XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 12, p. 1-8, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1153-1.pdf. Acesso em: 12 de abr. de 2021.

DALMOLIN, Antonio Marcos Teixeira; GARCIA, Rosane Nunes. Caracterização da produção em periódicos nacionais sobre Educação do Campo e Ciências da Natureza. Atas do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal, RN: ENPEC, 2019. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R2109-1.pdf. Acesso em 22 abr. 2021.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n.79, p. 257-272, ago., 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 10 mar. 2021. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GOMES, Thiago Oliveira. Formação superior em agroecologia e educação do campo: práticas sociais que transbordam áreas de conhecimento. 2014. 132 p. Dissertação (Mestrado em Agroecologia) Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/6449/1/texto%20completo.pdf. Acesso em: 17 mar. 2021.

GONÇALVES, Michelle Bocchi. Performance, discurso e educação: (re)construindo sentidos de escola com professores em formação na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. 2016. 143 p. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4357871#. Acesso em: 17 mar. 2021.

HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel; CAMILLO, Juliano; FERNANDES, Carolina do Santo; MÔNACO, Graziela Del.; BRICK, Elizandro Maurício. Articulações entre educação do campo e ensino de ciências e matemática presentes na literatura: um panorama inicial. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 19, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/SJStyTbvS7gyHNBDjNFspkp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 mai. 2021. https://doi.org/10.1590/1983-21172017190131

HUDLER, Thais Gabriella Reinert da Silva. Em questão: os processos investigativos na formação inicial de educadores do campo - área de Ciências da Natureza e Matemática. 2015. 184 p. Dissertação (Mestrado Educação Científica e Tecnológica) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/136319/336051.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 17 de mar. 2021.

MOLINA, Mônica Castagna. Cultivando princípios, conceitos e práticas. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 155, n. 88, p. 30-36, jul./ago. 2009.

MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Mourão. A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília: Estratégias Político-Pedagógicas na Formação de Educadores do Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Moura (Orgs). Licenciaturas em Educação do Campo: Registros e Reflexões a partir das Experiências Piloto. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2011. p. 35-61.

MOLINA, Mônica Castagna. Análises de práticas contra-hegemônicas na formação de educadores: reflexões a partir do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. In: SOUZA, José Vieira. (Org.). O método dialético na pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados, 2014a.

MOLINA, Mônica Castagna. Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. Brasília: MDA, 2014b.

MOLINA, Mônica Castagna. Expansão das Licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, Curitiba, v. 55, p. 145-166, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/qQMpZkcTFxbFDk59QJKpWmG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 maio. 2021. https://doi.org/10.1590/0104-4060.39849

MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida. A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Revista Brasileira de Educação, v. 24, p. 1-30, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/kLbkvLHNmMNqTwYR6TW9Rym/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 mai. 2021. https://doi.org/10.1590/S1413-24782019240051

TAFFAREL, Celi Zulke et al. Desafios da Educação do Campo na UFBA: proposições superadoras – o sistema complexo. In: MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Mourão. (Orgs.) Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências-piloto. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

ROSO, Caetano Castro; AULER, Décio. A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS. Ciência & Educação (Bauru), v. 22, n. 2, p. 371-389, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/gm3VrdMVsD8rDBG4rNXpqcz/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 15 mai. 2021. https://doi.org/10.1590/1516-731320160020007

SÁUL, Tamine Santos; MUENCHEN, Cristiane. A interdisciplinaridade nas Licenciaturas em Educação do Campo- Ciências da Natureza: um olhar para produções acadêmicas. Revista Dynamis, v. 26, n. 1, p. 03-19, 2020. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8342/4521. Acesso em: 24 mar. 2021. http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p03-19

REFERÊNCIAS DOS TRABALHOS ANALISADOS

CARCAIOLI, Gabriela Furlan. Educação do campo, agroecologia e ensino de ciências: o tripé da formação de professores. 2019. 242 p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/335322/1/Carcaioli_GabrielaFurlan_D.pdf . Acesso em: 17 mar. 2021.

DALMOLIN, Antonio Marcos Teixeira. À sombra deste jacarandá: articulações entre ciências da natureza e educação do campo na formação docente. 2020. 263 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/210812/001115597.pdf?sequence=1&isAllowed=y .Acesso em: 17 mar. 2021.

FARIAS, Magno Nunes. Princípios do movimento de educação do campo: análise dos projetos político-pedagógicos das LEdoC do centro-oeste brasileiro. 2018. 216 p. Dissertação (Mestrado Educação) Universidade Federal de Goiás, Catalão. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/9690/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Magno%20Nunes%20Farias%20-%202018.pdf .Acesso em: 17 mar. 2021.

GOMES, Thiago Oliveira. Formação superior em agroecologia e educação do campo: práticas sociais que transbordam áreas de conhecimento. 2014. 132 p. Dissertação (Mestrado em Agroecologia) Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/6449/1/texto%20completo.pdf. Acesso em: 17 mar. 2021.

GONÇALVES, Michelle Bocchi. Performance, discurso e educação: (re)construindo sentidos de escola com professores em formação na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. 2016. 143 p. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/47434/R%20-%20T%20-%20MICHELLE%20BOCCHI%20GONCALVES.pdf?sequence=1&isAllowed=y .Acesso em: 17 mar. 2021.

HUDLER, Thais Gabriella Reinert da Silva. Em questão: os processos investigativos na formação inicial de educadores do campo - área de Ciências da Natureza e Matemática. 2015. 184 p. Dissertação (Mestrado Educação Científica e Tecnológica) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/136319/336051.pdf?sequence=1&isAllowed=y .Acesso em: 17 mar. 2021.

LIMA, Samya de Oliveira. Ensino de Matemática na educação do campo: Um estudo de caso no curso Procampo – URCA. 2017. 107 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/3232/2/PDF%20-%20Samya%20de%20Oliveira%20de%20Lima.pdf . Acesso em: 17 mar. 2021.

MITTMANN, Verônica de Lima. Tudo é rede, conexão e simultaneidade! Problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade: um campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinares. 2017. 120 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/172124/001057096.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 17 mar. 2021.

PAITER, Leila Lesandra. Reflexões sobre a Formação Docente na Área de Conhecimento Ciências da Natureza: a Licenciatura em Educação do Campo - UFSC. 2017. 190 p. Dissertação (Mestrado Educação Científica e Tecnológica) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/186991/PECT0340-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y . Acesso em: 17 mar. 2021.

SANTOS, Aline Nunes dos. A diversidade socioterritorial dos sujeitos do campo no curso de licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. 2020. 136 p. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/69091/R%20-%20D%20-%20ALINE%20NUNES%20DOS%20SANTOS.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 17 mar. 2021.

SANTOS, Maluza Gonçalves dos. Educação matemática nos cursos de licenciatura em educação do campo no Rio Grande do Sul: diálogos com professores formadores. 2017. 119 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/13497/DIS_PPGEMEF_2017_SANTOS_MALUZA.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 17 mar. 2021.

SÁUL, Tamine Santos. Um olhar sobre a interdisciplinaridade nas licenciaturas em educação do campo, nas ciências da natureza, no Rio Grande do Sul. 2018. 165 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/16231/DIS_PPGECQVS_2018_SAUL_TAMINE.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 17 mar. 2021.

SILVA, Diego Gonzaga Duarte da. A Licenciatura em Educação do Campo da UFV & A Formação dos Monitores de Escolas Família Agrícola. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/24572/1/texto%20completo.pdf . Acesso em: 17 mar. 2021.

SILVA, Márcia Cristina Lopes e. Caminhos da interdisciplinaridade: da formação por área de conhecimento à prática educativa de egressos da licenciatura em educação do Campo- Procampo/IFPA, Campus de Castanhal, PA. 2017. 317 p. –Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/26673/1/2017_tese%20mclsilva.pdf . Acesso em: 17 mar. 2021.

SILVA, Dayse Kelly. A controvérsia agroecológica em uma abordagem intercultural de educação científica: a biodiversidade nos discursos de licenciados do campo. 2017. 117 p. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba. Disponível em: http://bdtd.uftm.edu.br/bitstream/tede/978/9/Dissert%20Dayse%20K%20Silva.pdf . Acesso em: 17 mar. 2021.

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

DREHMER MARQUES, Keiciane Canabarro. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM DISSERTAÇÕES E TESES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e068, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e068.id1215. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/356. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.