CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ÁCIDOS INORGÂNICOS PARA ALUNOS DO CAMPO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e034.id1464

Palavras-chave:

Atividade Pedagógica, Educação do Campo, Ensino de Química

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma Sequência Didática no processo de aprendizagem do conteúdo ácidos inorgânicos para estudantes do campo. Ocorreu a partir da construção e da aplicação de uma sequência de ensino realizada com 25 discentes de uma turma do 1º ano do Ensino Médio, em uma escola do campo, no segundo semestre do ano de 2019. Nosso trabalho se classifica como uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. O desenvolvimento desta atividade pedagógica articulada com a experimentação e com a ação dialogada facilitou progressivamente a aprendizagem dos estudantes em relação ao conteúdo, resultando em um maior engajamento entre os estudantes. Inferimos, ainda, que a vivência da sequência possibilitou avaliar níveis diferenciados de compreensão dos conceitos. Como conclusão, pontuamos que a utilização dessa prática demonstra ser uma ação pedagógica que pode ser trabalhada em diferentes contextos de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo das Virgens Almeida, UFRB

Graduação em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza (UFRB)

Ariane Cerqueira de Jesus Santos, UFRB

Graduação em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza (UFRB)

Maricleide Pereira de Lima Mendes, UFBA

Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (UFRB)

Referências

ALVES, Liria. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. UOL, Canal do Educador, Brasil Escola. Disponível em https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/experimento-ovo-imerso-no-vinagre.htm. Acesso em: 15 de ago. 2017.

ALVES, Liria. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. UOL, Canal do Educador, Brasil Escola. Disponível em https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/faca-seu-proprio-indicador-acidobase.htm. Acesso em 15 de ago. 2017.

ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Monica Castagna (Orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

CALDART, Roseli Salete. Sobre Educação do Campo. In: SANTOS, Clarice Aparecida dos (Org.). Educação Do Campo: campo políticas públicas – educação. Brasília: INCRA; MDA. 2008.

CHASSOT, Attico. Para que (m) é útil o ensino? [1 ed. 1996] 2. ed. Canoas: ULBRA,

CHASSOT, Attico. Educação consciência. 2. Ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007.

FREITAS, Eduardo de. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. UOL, Canal do Educador, Brasil Escola. Disponível em https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/como-fazer-um-vulcao.htm. Acesso em 15 de ago. 2017.

FOGAÇA, Jennifer. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. UOL, Canal Educador Brasil, Brasil Escola. Disponível em https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/demonstracao-dos-efeitos-chuva-acida-aula-quimica.htm. Acesso em 15 de ago. 2017.

FRANCISCO, Wilmo Ernesto Francisco Junior; FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney. Experimentação Problematizadora: Fundamentos teóricos e práticos para a aplicação em salas de aula de Ciências. Química Nova na Escola, n°30, p. 34-41, novembro, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 43ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GASPAR, Alberto. Experiências de ciências para o Ensino Fundamental. São Paulo: Ática. 2005.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KATO, Danilo Seithi; KAWASAKI. Clarice Sumi. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011.

MENDES, Maricleide Pereira de Lima. Transformação da matéria: uma abordagem sócio-histórica do conceito moderno de transformação química. 2018, 139p. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências) – Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia, Salvador. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28046/1/Tese%20Maricleide.pdf. Acesso em 8 de set.2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

OLIVEIRA, Maria Marliy. Sequência didática interativa no processo de formação de professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

OLIVEIRA, Silmara Sartoreto. Concepções alternativas e ensino de Biologia: como utilizar estratégias diferenciadas na formação inicial de licenciandos. Educar, Curitiba, n. 26, p.233-250, Ed. UFPR. 2005.

PEDROLO, Carolina. Infoescola Navegando e Aprendendo. Infoescola, 2014. Disponível em: https://www.infoescola.com/quimica/chuva-acida. Acesso em 23 de novembro 2019.

PEREIRA, Ademir de Saouza; PIRES, Dario Xavier. Uma proposta Teórica – Experimental de Sequência Didática sobre Interações Intermoleculares no Ensino de Química, utilizando variações do teste da Adulteração da Gasolina e Corantes de Urucun. Investigação em Ensino de Ciências. p. 389, 2012.

SILVÉRIO, Janaina. Atividades experimentais em sala de aula para o ensino da química: percepção dos alunos e professor. 2012. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.

Downloads

Publicado

04.02.2022

Como Citar

VIRGENS ALMEIDA, Ricardo das; JESUS SANTOS, Ariane Cerqueira de; PEREIRA DE LIMA MENDES, Maricleide. CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ÁCIDOS INORGÂNICOS PARA ALUNOS DO CAMPO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e034, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e034.id1464. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/284. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias