GEOMETRIA NA FORMAÇÃO DAS NORMALISTAS DO INSTITUTO SANTA MARTA NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS (1960 - 1980)

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p626-651.id691

Palavras-chave:

Ensino de geometria, História da educação matemática, Formação de professores, Escola primária

Resumo

Este artigo é parte da Pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Cuiabá e tem como objeto de estudo o ensino de geometria na formação de professoras normaliatas do ensino primário em Barra do Garças/MT. Ancorada na abordagem histórico-cultural, o estudo fundamentou-se nos aportes teóricos de Chervel (1990), De Certeau (1982), Julia (2001), Pinto (2014) e Silva; Valente (2014). Teve como objetivo analisar a presença da geometria na formação das normalistas que cursaram o magistério e lecionaram no Instituto Santa Marta no período delimitado da pesquisa. As fontes foram constituídas pelos depoimentos e diários de classe com ênfase no ensino da geometria na escola primária. Os dados revelam a presença da geometria indicando como as normalistas aprendiam e ensinavam os conceitos geométricos em sala de aula, possibilitando novas indagações e reflexões frente ao descaso das escolas pela disciplina.

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Biografia do Autor

Marta Maria Gama, UNIC

Mestra em Ensino (UNIC) Docente na UniCathedral – Barra do Garças/MT

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, UNIC

Doutora em Educação (PUC/PR) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade de Cuiabá (UNIC)

Neuza Bertoni Pinto, UFMT

Doutora em Educação (USP) Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – REAMEC (UFMT/UFPA/UEA)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

MARIA GAMA, Marta; VASCONCELOS DE ALMEIDA, Laura Isabel Marques; BERTONI PINTO, Neuza. GEOMETRIA NA FORMAÇÃO DAS NORMALISTAS DO INSTITUTO SANTA MARTA NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS (1960 - 1980). Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 626–651, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p626-651.id691. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/425. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias