OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES BOLSISTAS/PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22060.id1591Palavras-chave:
Formação docente, Ensino de Matemática, Novas tecnologiasResumo
O artigo destaca a pesquisa desenvolvida no estágio de Pós-Doutoramento que objetivou contribuir com a formação inicial dos estudantes de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID), com ênfase nas estratégias para o ensino dos conteúdos de Matemática nos Anos Iniciais. Com abordagem qualitativa, o estudo foi desenvolvido por meio de oficinas pedagógicas realizadas em parceria com profissionais licenciados em Matemática e Pedagogia, visando subsidiá-los no processo de ensino e aprendizagem, atuando diretamente na formação de futuros profissionais e com a intenção de auxiliá-los em sala de aula. Os resultados apontam deficiências em relação aos conteúdos matemáticos que envolvem noções básicas de operações e ausência da compreensão de conceitos para realizar as atividades propostas. Outro destaque refere-se às tecnologias digitais que neste contexto foram destaque na formação inicial como uma ferramenta necessária e articulada ao fazer pedagógico que tem exigido dos profissionais da educação novos métodos e estratégias de ensino a fim de alcançar os alunos e consolidar a prática pedagógica no ensino híbrido de forma dinâmica e eficaz.
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