OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES BOLSISTAS/PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22060.id1591

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino de Matemática, Novas tecnologias

Resumo

O artigo destaca a pesquisa desenvolvida no estágio de Pós-Doutoramento que objetivou contribuir com a formação inicial dos estudantes de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID), com ênfase nas estratégias para o ensino dos conteúdos de Matemática nos Anos Iniciais. Com abordagem qualitativa, o estudo foi desenvolvido por meio de oficinas pedagógicas realizadas em parceria com profissionais licenciados em Matemática e Pedagogia, visando subsidiá-los no processo de ensino e aprendizagem, atuando diretamente na formação de futuros profissionais e com a intenção de auxiliá-los em sala de aula. Os resultados apontam deficiências em relação aos conteúdos matemáticos que envolvem noções básicas de operações e ausência da compreensão de conceitos para realizar as atividades propostas. Outro destaque refere-se às tecnologias digitais que neste contexto foram destaque na formação inicial como uma ferramenta necessária e articulada ao fazer pedagógico que tem exigido dos profissionais da educação novos métodos e estratégias de ensino a fim de alcançar os alunos e consolidar a prática pedagógica no ensino híbrido de forma dinâmica e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, PUCPR

Doutorado em Educação (PUCPR) Docente do Programa de Pós Graduação da Universidade de Cuiabá (UNIC)

Helenara Regina Sampaio Figueiredo, UEM

Doutorado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática (UEM) Docente do Programa de Pós Graduação da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Josélia Souza Soares Ferreira, UNIC

Mestra em Ensino pela Universidade de Cuiabá (UNIC) Professora da rede pública estadual de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Vanilda Carvalho Mendes, FEICS

Especialista pela Faculdade Evangélica  Integrada Cantares de Salomão (FEICS) Professora da rede pública de Cuiabá e Várzea Grande/MT

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, Set/Dez 2012.

BAUMAN, Zygmunt. Os desafios da educação: aprender a caminhar sobre areias movediças. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 137, maio/ago. 2009.

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019.

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2015.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Lisboa: Porto Alegre: Artmed, 2010.

KAMII, Constance. Desenvolvendo a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Campinas, SP: Papirus, 1995.

LORENZATO, Sérgio (org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 1ª. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006 (Coleção Formação de Professores).

MINAYO, Maria Cecília de Souza; COSTA. Antonio Pedro. Fundamentos teóricos das técnicas de investigação qualitativa. Revista Lusófona de Educação, n.40, p.139-153, 2018.

MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, 2015, p.15-33 (Coleção Mídias Contemporâneas). Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em maio/2022.

VALENTE, Wagner. Rodrigues. (org.) Avaliação em Matemática: História e Perspectivas Atuais. Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. 1ª edição, São Paulo- SP: Editora Papirus, 2008.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Trad. Francisco Pereira. 4. Ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

TOLEDO, Marilia.; TOLEDO, Mauro. Teoria e prática de matemática: como dois e dois. São Paulo: FTD, 2009.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2009.

Downloads

Publicado

01.05.2022

Como Citar

VASCONCELOS DE ALMEIDA, L. I. M.; SAMPAIO FIGUEIREDO, H. R.; SOARES FERREIRA, J. S.; CARVALHO MENDES, V. OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES BOLSISTAS/PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e22060, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22060.id1591. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/247. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias