OS CADERNOS DE PLANEJAMENTO DE MATEMÁTICA E OS VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA MODERNA NA DÉCADA DE 1980
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n3.e085.id1264Palavras-chave:
Cadernos Docentes, Matemática Moderna, EnsinoResumo
Este artigo faz parte de uma dissertação de mestrado com viés histórico e tem como objetivo analisar os cadernos de planejamento da disciplina de matemática de uma professora que ministrou aulas na 4ª série da escola pública primária no interior do Paraná. A abordagem metodológica centra-se na vertente histórico-cultural e apoia-se nos conceitos de historiadores e autores que discutem os conceitos inerentes a temática da pesquisa. As fontes documentais ancoram-se nos cadernos que registram os planos de aula de matemática, além de documentos oficiais e escolares, manual do professor, fotografias, brochuras e certificados de cursos, que contribuíram para a construção do enredo do ensino de matemática em conformidade com o recorte temporal da pesquisa. Conclui-se que durante a análise dos arquivos escolares, tanto os cadernos, como os documentos oficiais estavam em consonância ao Movimento da Matemática Moderna, considerando o estruturalismo dos conteúdos, bem como, os registros advindos dos cadernos de planejamento.
Downloads
Métricas
Referências
ACZEL, Amir Dan. El artista y el Matemático – La historia de Nicolas Bourbaki, el genio matemático que nunca existió. Barcelona, Espanha: Gedisa Editorial, 2009.
ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos de. Ensino de Matemática nas Séries Iniciais no Estado de Mato Grosso (1920-1980): Uma análise das Transformações da Cultura Escolar. Tese Doutorado. Pontifícia Unidade Católica do Paraná. Curitiba Paraná. 2010.
ALVES, Marcos Alexandre; TATSCH, Karla Jaqueline Souza. Epistemologia, História e Ensino da Matemática: reflexões sobre formação e Aprendizagem Significativa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 3, p. 78-93, 28 set. 2017. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v8i3.1258
BERTINI, Luciane de Fátima; MORAIS, Rosilda dos Santos; VALENTE; Wagner Rodrigues. A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2017.
CETEPAR. Curso de aperfeiçoamento para professores. Sugestões de atividades para professores de 1ª a 4ª séries. Curitiba, 1979.
CHARTIER, Roger. História Cultural – Entre práticas e representações. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel/Bertrand Brasil, 1990.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p.177-229, 1990.
CORRÊA, Marcia Lima; MEGGIOLARO, Graziela Paz; REIS, Ana Queli Mafalda. Abordagem do conteúdo de frações a partir do Programa Nacional do Livro Didático. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 6, p. 21-38, 10 dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i6.1993
COSTA, Reginaldo Rodrigues da. A capacitação e aperfeiçoamento dos professores que ensinavam Matemática no estado do Paraná ao tempo do Movimento da Matemática Moderna – 1961 a 1982. Tese de Doutorado. PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013. DOI: https://doi.org/10.24824/978858042772.1
COUSIN, Alexandra de Oliveira Abdala. O Movimento da Matemática Moderna nos boletins da Sociedade Paranaense de Matemática. Revista. Diálogo Educação, Curitiba, v. 11, n. 34, p. 751-768, set./dez. 2011 DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4489
FERREIRA, Jaime Campos. Elementos de Lógica Matemática e Teoria dos conjuntos. Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico. 2001
FORQUIN, Jean Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000003808&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 8 jan. 2019.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v.1, n.1, p.9-44. jan./jul.2001.
MEDINA, Denise de Almeida França. Do primário ao primeiro grau: as transformações da Matemática nas orientações das Secretarias de Educação de São Paulo (1961-1979). 2012. 296f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo – São Paulo, 2012.
MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio. Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EDERJ, 2008.
PIAGET, Jean. A representação do mundo na criança. Rio de Janeiro, Zahar, 1985.
PINTO, Neuza Bertoni. et al. História do movimento da matemática moderna no Brasil: arquivos e fontes. Guarapuava: Editora da Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2007.
SILVA, Claudia Mara Soares da. Concepções e práticas avaliativas no movimento da matemática moderna. Dissertação (Mestrado em Educação) Curitiba: PUCPR, 2006
SOARES, Flávia dos Santos. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: Avanço ou Retrocesso? Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/2191/1/DMA_SOARES_F_S_2001.pdf. Acesso em: 08/10/2020.
SOARES, Flávia dos Santos. A divulgação da matemática moderna na imprensa periódica. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2005, Porto. Anais... Porto, Portugal: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2005.
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática. V. 2.2, p. 28-49, UFSC, 2007.
VALENTE, Wagner Rodrigues. (org.) Avaliação em Matemática: História e Perspectivas Atuais. Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. 1ª edição, São Paulo-SP: Editora Papirus, 2008.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.17, n.51, p.207-222, jan./mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ao04
VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fátima; MORAIS, Rosilda dos Santos. Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam Matemática. Acta Scientiae, v.19, n.2, mar./abr., p.224-235, 2017.
VIDAL, Diana Gonçalvez. Culturas Escolares–Estudo sobre as práticas de leitura e escrita na escola pública primária (Brasil e França, final do século XIX) Campinas, SP: Autores Associados, 2005a.
VIÑAO FRAGO, Antonio. Culturas escolares, reformas e innovaciones: entre la tradición y el cambio. (texto divulgado pelo autor e ainda não publicado), 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.