MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p594-609.id443

Palavras-chave:

Formação de Professores de Química, Professores Formadores, Modelos Didáticos

Resumo

Este artigo busca a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem em Química, e Formação de Professores, e que compôs parte do texto da pesquisa do trabalho de monografia intitulado: Modelos Didáticos de Professores Formadores do curso de Licenciatura em Química em Mato Grosso desenvolvido no semestre de 2017/1. Neste sentido, visando compreender as concepções explícitas e não explícitas, que configuraram o fazer pedagógico de cada docente, este estudo parte da problematização norteada pelas seguintes questões: qual a diferença entre um Químico pesquisador e um Químico professor de Química? E qual o modelo didático preponderante assumido por esses formadores de professores? Os participantes da pesquisa foram nove professores da área de referência do curso de Licenciatura em Química de uma Instituição de Ensino Superior no estado de Mato Grosso. Para o registro de informações se optou pela aplicação de um instrumento de identificação de provável modelo didático dos professores formadores da área de referência, e um questionário exploratório, e a observação participante. Entre os resultados se demonstra que os professores possuem modelo didático do tipo eclético, revelando, portanto, uma indefinição em suas visões do processo de ensino e aprendizagem em Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andreza Estéfane Silveira Gonçalves, UFMT

Mestra em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN/UFMT) Professora da Educação Básica em Mato Grosso (SEDUC/MT)

Handerson RodrigoAlves, UFMT

Mestre em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN/UFMT) Professor da Educação Básica em Mato Grosso (SEDUC/MT)

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Elane Chaveiro Soares, UFMT

Doutora em Educação (PUCRS) Professora na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Referências

CARVALHO, Ana Maria Pessoa; PÉREZ, Daniel Gil-. Formação de Professor de Ciências. 10. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CHROBAK, Ricardo. Mapas conceituales y modelos didacticos de professors de química. In: Conference on Concept Mapping, 2, Congreso Internacional sobre Mapas Conceptuales, 2, 2006, San José, Costa Rica. Anais eletrônicos. San José: CMC, 2006, Sept. 5 – 8, 2006. Disponível em: <http://cmc.ihmc.us/cmc2006Papers/cmc2006-p215.pdf> Acesso em: 19 de dez. 2018.

GARCÍA PÉREZ, Francisco. Los modelos didácticos como instrumento de análisis y de intervención em la realidad educativa. Revista Electrónica de la Universidad de Barcelona, Barcelona, n. 207, 2000. Disponível em: <https://idus.us.es/xmlui/handle/11441/17136> Acesso em: 19 de dez. 2018.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa - tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, 1995. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004

GUIMARÃES, Margaret Avelar Guimarães .; ECHEVERRÍA Augustina Rosa.; MORAES Itamar José. Modelos didáticos no discurso de professores de Ciências. Revista Eletrônica de Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2006. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID155/v11_n3_a2006.pdf>. Acesso em: 19 de dez. 2018.

JÍMENEZ, Vicente Mellano. ¿Por quê a los profesores de Ciencias nos cuesta tanto cambiar nuestras concepciones y modelos didácticos? Revista Interuniversitaria de Formación del profesorado, n. 40, 2001, p. 17- 30. Disponível em: <http://www.aufop.com/aufop/uploaded_files/articulos/1223575368.pdf> Acesso em: 19 de dez. 2018.

MALDANER, Otavio Aloísio. A Formação Inicial e Continuada de professores de Química. Ijuí: Unijuí, 2000.

MALDANER, Otávio Aloísio .; ZANON, Lenir Basso .; AUTH, Milton Antonio. Pesquisa sobre Educação em Ciências e Formação de Professores. In: SANTOS, F.M.; GRECA, I.M. (Orgs). A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas Metodologias. Ijuí: Unijuí: 2006, p. 49-88.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 732, 1999.

SANTAELLA, Cristina Moral. Formación para la profesión docente. Revista Interuniversitaria de Formación del profesorado. n. 37, 2000, p. 171-186.

SANTOS Jr, João Batista ; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro . Identificando os modelos didáticos de um grupo de professores de química. Revista Ensaio, v. 12, n. 3, 2010, p. 101 – 116. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172010120308

SCHNETZLER, Roseli Pacheco.; A pesquisa em Ensino de Química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, v.25, p.14-35, jul.2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422002000800004

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos/Robert K. Yin. Trad. Daniel, 2001.

Downloads

Publicado

27.12.2019

Como Citar

SILVEIRA GONÇALVES, Andreza Estéfane; RODRIGOALVES, Handerson; DAMASCENO RIBEIRO, Marcel Thiago; CHAVEIRO SOARES, Elane. MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 594–609, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p594-609.id443. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/522. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias