A FORMAÇÃO INICIAL E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM QUÍMICA NA UFMT: HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p275-301.id435

Palavras-chave:

Relato de Experiência, Formação Inicial em Química, Iniciação à Docência em Química, Educação Química

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa teórica sobre a formação inicial e iniciação à docência em Química na UFMT, por meio de uma análise documental, e que compôs parte do texto da pesquisa de doutorado intitulada Saberes Científicos e Pedagógicos de Conteúdo expressos por Professores Egressos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência em Química da UFMT, desenvolvida pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). E tem por objetivo narrar os aspectos evolutivos do curso de Licenciatura em Química do campus Cuiabá-UFMT, em diálogo com a literatura pertinente, desde sua criação até o contexto de formação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na UFMT e o Subprojeto Química. A análise dos documentos (PPC do curso, artigos, capítulo de livros, entre outros), que compuseram o corpus da pesquisa evidencia a experiência do curso de Licenciatura em Química e o desenvolvimento do PIBID, como um lócus privilegiado para a formação de educadores químicos no Estado de Mato Grosso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Referências

CHASSOT, Áttico Inácio. Catalisando Transformações na Educação. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1993.

CHASSOT, Áttico Inácio. Para que(m) é útil o ensino? 3.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014.

FIORENTINI, Dario et al. Saberes Docentes: Um Desafio para Acadêmicos e Práticos. In: FIORENTINI, Dario et al. (orgs.). Cartografias do Trabalho Docente. 1. ed. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998, p. 307-335.

GATTI, Bernardete Angelina. Valorização da Docência e Avaliação do Trabalho Docente. In: GATTI, Bernardete Angelina (Org). O Trabalho Docente, Avaliação, Valorização, Controvérsias. Campinas-SP: Autores Associados, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MALDANER, Otávio Aloísio. A Pós-Graduação e a Formação do Educador Químico. In: ROSA, Maria Inês Petrucci; ROSSI, Adriana Vitorino. Educação Química no Brasil – Memórias, Políticas e Tendências. 1.ed. Campinas, SP: Editora Átomo, 2008, p. 269-288.

MALDANER, Otávio Aloísio; ZANON, Lenir Basso. Pesquisa Educacional e Produção de Conhecimento do Professor de Química. In: SANTOS, Wildson Luiz P. dos; MALDANER, Otávio Aloísio. Ensino de Química em Foco. 1.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010, p. 331-365.

MELLO, Irene Cristina. Iniciação à Docência na UFMT. Cuiabá: EdUFMT, 2012.

NÓVOA, Antonio. Formação de Professores e Profissão Docente. In: Os Professores e a Sua Formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992, p. 77-92.

PÉREZ GÓMEZ, Angel. O Pensamento Prático do Professor: A Formação do Professor como Profissional Reflexivo. In: NÓVOA, Antonio. Os Professores e a Sua Formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992, p. 77-92.

RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Saberes Científicos e Pedagógicos de Conteúdo expressos pelos professores egressos do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência em Química da UFMT. 2016. 161f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática), REAMEC, Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2016.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. O Ensino de Química para Formar Cidadão: Principais Características e Condições para a sua implantação na escola secundária brasileira. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1992.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia e Formação de Professores no Brasil: vicissitudes dos dois últimos séculos. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, UCG, Goiânia, 2006. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe4/coordenada-eixo01-DS.htm. Acesso em: 05/02/2015.

SOARES, Elane Chaveiro. PIBID/QUÍMICA/UFMT e a Ideia de Autoconceito Profissional Docente: Perspectivas e Conquistas. Anais do XVIII ENDIPE. 2016, p. 1-10.

SHÖN, Donald A. Formar Professores como Profissionais Reflexivos. In: NÓVOA, Antonio. Os Professores e a Sua Formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992, p. 77-92.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de. Importância, Sentido e Contribuições de Pesquisas para o Ensino de Química. Revista Química Nova na Escola. n.1, p. 27-31, maio 1995.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco. A Pesquisa no Ensino de Química e a Importância da Química Nova na Escola. Química Nova, São Paulo: SBQ, supl. 1, p. 14-24, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422002000800004

SCHNETZLER, Roseli Pacheco. A Pesquisa no Ensino de Química no Brasil: conquistas e perspectiva. Revista Química Nova na Escola. n.20, p. 49-54, novembro 2004.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação Química no Brasil – 25 anos de ENEQ – Encontro Nacional de Ensino de Química. In: ROSA, Maria Inês Petrucci; ROSSI, Adriana Vitorino. Educação Química no Brasil – Memórias, Políticas e Tendências. 1.ed. Campinas, SP: Editora Átomo, 2008, p. 17-38.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Apontamentos Sobre a História do Ensino de Química. In: SANTOS, Wildson Luiz P. dos; MALDANER, Otávio Aloísio. Ensino de Química em Foco. 1.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010, p. 51-75.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Química. Cuiabá: UFMT/ICET, 1997.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Institucional do PIBID. Cuiabá: UFMT/PROEG, 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Resolução CONSEPE nº 183 de 30 de novembro de 2009. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Química. Cuiabá: UFMT/ICET, 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Relatório Final de Atividades do subprojeto Licenciatura Plena em Química, campus Cuiabá, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, Edital DEB/CAPES, 2007. Cuiabá: UFMT/PROEG, 2010.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa Como Ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

15.07.2019

Como Citar

DAMASCENO RIBEIRO, Marcel Thiago. A FORMAÇÃO INICIAL E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM QUÍMICA NA UFMT: HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 275–301, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p275-301.id435. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/562. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias